Auditoria Contábil
O que é Auditoria Contábil?
Auditoria Contábil é um processo que visa analisar a situação financeira de uma organização, como uma empresa. Esse processo possibilita verificar se os registros contábeis são precisos, identificar falhar nos controles e até mesmo reconhecer possíveis fraudes e outros atos de má-fé na gestão.
Como a Auditoria Contábil é feita?
A auditoria contábil é feita por um auditor, que é alguém formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC.
Em geral, quando falamos em auditoria contábil, estamos nos referindo à auditoria externa má fé, ou auditoria independente, que é realizada por profissionais não ligados à empresa, para evitar conflito de interesses.
Porém, também está é cada vez mais utilizada a auditoria interna, feita por uma equipe de profissionais da própria empresa, cuja finalidade é, principalmente, fornecer informação para os gestores.
O auditor (e aqui estamos focando na auditoria externa) dedica-se a examinar os documentos contábeis da empresa. Em geral, o foco do exame são os fluxos de caixa, os balanços patrimoniais e as demonstrações de resultado do exercício.
O auditor também pode realizar inspeções e apurar informações junto a fontes externas, caso considere relevante.
É importante ter em mente que a auditoria contábil pode ser feita em qualquer empresa, independentemente do porte ou de ter capital aberto ou fechado.
Como a Auditoria Contábil beneficia a empresa?
A auditoria contábil é frequentemente vista como uma espécie de investigação, mas, na realidade, ela traz diversos benefícios à empresa:
- No âmbito administrativo, é uma forma de identificar pontos de ineficiência e, assim, otimizar a gestão e as operações;
- No âmbito fiscal, permite evitar erros no cumprimento de obrigações com o fisco, prevenindo eventuais penalidades;
- No âmbito financeiro, aponta alternativas para a revisão dos gastos, de forma a melhorar os resultados em lucros;
- No âmbito das relações institucionais, traz mais transparência e colabora para um clima organizacional positivo e para a imagem externa da empresa.
Quando deve ser feita uma Auditoria Contábil?
Existem situações em que a auditoria contábil é obrigatória.
A Lei 1.638 prevê que sociedades de grande porte (aquelas que tiverem, no exercício social anterior, ativo total superior a R$240 milhões ou receita bruta anual superior a R$300 milhões) são obrigadas a passar por auditoria independente, que deve ser realizada por um auditor registrado na CVM , independentemente de serem sociedades por ações ou não.
Além disso, a auditoria contábil também é um dos passos exigidos para qualquer a empresa que pretende fazer seu IPO.
Para além dessas situações de obrigatoriedade, existem outros casos em que fazer a auditoria pode ser do interesse da empresa ou de stakeholders externos.
Por exemplo, se os sócios desconfiam de que pode estar havendo algum tipo de esquema de corrupção, a auditoria contábil pode confirmar ou eliminar as suspeitas, identificando inconsistências nos números.
Outro exemplo: se a empresa busca um investidor para obter recursos para um novo projeto, esse investidor pode solicitar uma auditoria antes de liberar o aporte, para ter certeza de que está colocando seu dinheiro em um negócio confiável.
Nesse caso, não se trata apenas de confirmar a idoneidade da empresa, mas também de identificar se ela é saudável, o que indica se os gestores tratam as finanças da empresa com responsabilidade.
Por que a auditoria contábil é importante para quem investe na bolsa?
Se você tem uma estratégia de investimento de longo prazo na bolsa, saber que as empresas passam por auditoria contábil (externa) é muito importante.
Afinal, você escolhe os ativos que vai comprar, especialmente ações, com base nas informações financeiras que as empresas fornecem e que elas mesmas produzem. Como você, que não pode fiscalizar a contabilidade, vai ter confiança nesses números para escolher onde colocar seu dinheiro?
A confiança vem, justamente, da auditoria. O investidor sabe que pode acreditar naqueles números, porque foram revisados por profissionais que seguem critérios rígidos de avaliação e atestaram que as informações divulgadas pela empresa são reais.