Assessoria
O que é Assessoria?
Assessoria é o serviço prestado por empresas e por profissionais do ramo das finanças para pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de garantir que esses clientes tomem decisões financeiras mais assertivas.
Muitas vezes, o assessor emprega seu conhecimento e experiência para construir planos financeiros personalizados que visam atingir as metas financeiras dos clientes.
Uma assessoria, portanto, pode ajudar micro e pequenas empresas a reduzir custos e se tornar mais lucrativas, auxiliando empresários que desejam pagar todas as suas dívidas (se estiverem em um momento difícil do negócio) e também expandir para faturar mas.
Em quais áreas o assessor financeiro pode atuar?
A assessoria financeira tem o objetivo de educar pessoas físicas e jurídicas sobre as suas finanças e a manter o controle das contas a pagar e a receber, equilibrando seus gastos.
Assim, o assessor pode prestar serviços auxiliando-a na gestão de risco, na estruturação do fluxo de caixa (ou do orçamento doméstico, no caso de indivíduos) e no balanço mensal de pagamentos. Esse profissional também pode ajudar aqueles interessados em recuperar as suas finanças, que se sentem incapacitados de realizar tal feito sozinhos.
Além disso, a assessoria pode ajudar o cliente a criar uma carteira de investimentos que mais se adeque ao seu perfil e traga a rentabilidade esperada. Pode ainda auxiliar na construção de um patrimônio por meio da compra de bens e imóveis ao criar um planejamento financeiro bem estruturado.
Quais são as funções de uma assessoria financeira?
Um assessor financeiro é um parceiro que garantirá que o cliente monte um planejamento financeiro que o permita viver com tranquilidade (pelo menos do ponto de vista financeiro) nos próximos anos e se preparar para o futuro.
A primeira etapa do processo de assessoria financeira é compreender a saúde financeira do cliente. Ao ouvir as suas respostas e dúvidas o assessor entenderá a sua situação atual e se certificará de não negligenciar nenhuma informação importante.
Por exemplo, suponha que um cliente queira pagar a universidade do filho ou se aposentar em 20 anos. Com base no patrimônio líquido atual e projetado, o plano criará simulações de cenários de aposentadoria potencialmente melhores ou piores. Nesse caso, medidas podem ser tomadas para evitar um resultado frustrante, como ter que reduzir demais o estilo de vida ou não atingir o valor suficiente para a graduação.
Com o assessor será possível analisar diversos panoramas que garantirão que esse desejos se tornem realidade, como a quantidade de dinheiro que será preciso economizar, quais seguros deverá adquirir, quais investimentos fazer e como montar um planejamento imobiliário e/ou tributário adequado.
Por que contratar uma assessoria financeira?
O assessor financeiro é um educador. Parte da sua tarefa é ajudar o contratante a compreender o que está em jogo caso deixe de cumprir as suas metas. O processo educacional pode incluir ainda ajuda adicional para mudar o que for preciso no ajuste de sua realidade a grandes mudanças na vida pessoal - como o nascimento de um filho, por exemplo
No início os tópicos podem incluir orçamento e economia. Conforme o tempo passa e o cliente se torna mais seguro e experiente o assessor o ajudará a compreender questões mais complexas do ponto de vista financeiro - o que inclui uma visão mais aprofundada dos investimentos e do sistema tributário.