Serviços acumulam alta de 4,9% em cinco meses de avanços seguidos, diz IBGE
Setor de transportes opera 21,8% acima do nível pré-pandemia de covid-19
O avanço de 0,9% no volume de serviços prestados no País em setembro ante agosto foi a quinta alta consecutiva, acumulando um ganho de 4,9% no período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado de agosto, o setor opera 11,8% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária no País.
Além disso, o segmento já opera no patamar mais elevado da série histórica iniciada em 2011, superando o recorde anterior, registrado há oito anos, em novembro de 2014.
Como foi o desempenho de cada setor
Em setembro, os transportes passaram a operar 21,8% acima do nível pré-pandemia de covid-19, de fevereiro de 2020, enquanto os serviços prestados às famílias ainda estavam 3,9% abaixo.
Os de informação e comunicação estão 16,9% acima do pré-pandemia, e o segmento de outros setores está 4,2% além. Os de profissionais e administrativos estão 6,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.
Volume de serviços cresce 3,2% no 3º trimestre
O volume de serviços prestados no País cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2022 ante o segundo trimestre, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Os serviços crescem há nove trimestres seguidos, na comparação com o trimestre imediatamente anterior", observou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE. O que indica fôlego de recuperação do segmento.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o volume de serviços prestados avançou 8,2% no terceiro trimestre de 2022.
"Nesse tipo de confronto já são seis trimestres com taxas positivas consecutivas", apontou Lobo. "É o avanço menos intenso dessa sequência", ponderou o gerente de pesquisa do instituto. /Agência Estado