Empresa

Renault prevê perdas com saída da Nissan da Rússia; em Paris, ação cai 2,80%

Renault diz que iniciativa da Nissan não afetará sua perspectiva financeira para 2022

Data de publicação:11/10/2022 às 12:19 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Renault anunciou nesta terça-feira, 11, que sua parceira Nissan deixará o mercado russo, numa decisão que causará um impacto estimado em 331 milhões de euros no balanço da montadora francesa durante o segundo semestre do ano. Por volta das 12h12 (de Brasília), a ação da Renault sofria queda de 2,80% na Bolsa de Paris. Em comunicado, a Renault afirmou, no entanto, que a iniciativa da Nissan não afetará sua perspectiva financeira para 2022.

| Foto: Reprodução

Mais cedo, a japonesa Nissan - na qual a Renault tem uma fatia majoritária - estimou que irá contabilizar perdas de cerca de 100 bilhões de ienes (cerca de US$ 686 milhões) com a venda de suas operações na Rússia. A Nissan suspendeu a produção em sua fábrica de São Petersburgo em março, em meio a interrupções na cadeia de suprimentos, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Parceria entre Renault e Nissan

As montadoras Renault e Nissan publicaram comunicado conjunto nesta segunda-feira, 10, no qual dizem que estão envolvidas atualmente em "discussões cheias de confiança" sobre "várias iniciativas" como parte de seus "esforços continuados para reforçar a cooperação e o futuro da Aliança". Segundo a nota, as discussões incluem um acordo sobre uma série de iniciativas estratégicas comuns entre mercados, produtos e tecnologias.

As duas companhias também discutem a possibilidade de a Nissan investir em uma nova unidade da Renault voltada para veículos elétricos, informa o texto. As empresas também pretendem fazer melhoras estruturais para garantir a sustentabilidade de operações e governança da aliança, sustentam./Agência Estado.

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!