Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituições; confira
É só entrar no site da Receita, informar CPF e data de nascimento para obter as informações
Nesta quarta-feira, 23, a partir das 10hs, a Receita Federal libera em seu site a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020.
A consulta poderá ser feita diretamente na página da Receita Federal ou por aplicativos em tablets e smartphones. Basta informar o CPF, a data de nascimento e digitar os caracteres informados no quadro para saber se a restituição está nesse lote, e também para obter outras informações como status da declaração ou se houve algum problema com a malha fina.
O crédito da restituição será feito no dia 30 de junho e diretamente na conta bancária que o contribuinte informou em sua declaração.
De acordo com a Receita Federal, 4,2 milhões de contribuintes terão a restituição incluída nesse lote. O valor total a ser pago é de R$ 6 bilhões.
Foram incluídos no segundo lote os contribuintes idosos com mais de 80 anos (97.082); com idade entre 60 e 79 anos (779.763); com alguma deficiência física, mental, ou portadora de moléstia grave (54.240); cuja maior fonte de renda seja o magistério (385.591); não prioritários que entregaram a declaração até 21 de março (2.906.310).
Nesse mesmo lote serão contemplados contribuintes com restituições referentes a anos anteriores.
O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Ao todo, foram creditados R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes.
Retenção em malha fina
Ao fazer a consulta, caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que, eventualmente, estejam equivocadas.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois que o contribuinte providencia a correção ou apresente comprovação de que sua declaração está correta.
Calendário da Receita Federal
Confira, a seguir, o calendário completo de pagamento das restituições do IR 2021: 1º lote: 31 de maio (já pago); 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 30 de julho; 4º lote: 31 de agosto; 5º lote: 30 de setembro.