Mercado Financeiro

O nome de Walter Schloss é muito importante para o universo dos investimentos. Ele foi relevante para a área ao longo de mais de 40 anos à frente de seus negócios. Sua estratégia se consolidou entre uma das mais eficazes sendo adotada por várias pessoas.

A Bolsa de Valores o considera como um dos maiores acionistas que já existiu. Isso porque seu modo de pensar foi revolucionário para a sua época com ótimos resultados. Continue lendo para saber mais sobre sua história e entender como se tornou tão relevante ao setor.

Quem é Walter Schloss?

Walter Schloss foi um investidor renomado que se manteve como gestor de fundos por décadas. Seu lucro médio ao longo da sua carreira foi cerca de 16% ao ano. Sendo muito conhecido por investir em ações baratas no mercado financeiro.

Para o homem, o fator de grande peso nas compras das ações era o preço delas. Por isso, estava sempre em busca de descontos em ações na Bolsa de Valores. Isso garante que seu valor tenha mais potencial para aumentar com o passar do tempo.

Uma das suas grandes marcas era o fato de não se enquadrar aos padrões de Wall Street. Pois, o mesmo não usava computadores para seus investimentos, recebendo os relatórios por correio. Além disso, quase não aparecia na mídia.

Walter Schloss, defendia que o mais importante para se destacar é permanecer fiel a si mesmo. Com isso, mantinha sempre em mente duas maiores forças e fraquezas, deixando que seus trabalhos focassem nisso.

Seu trabalho fez com que se transformasse em um grande nome dentro do meio. Em consequência, o fato de ser um homem mais reservado acabou não tendo efeitos negativos. Criando uma personalidade própria para o homem.

A trajetória de Walter Schloss nos investimentos

O investidor nasceu em Nova York, no ano de 1916, terminando o colegial em 1934. Porém, não estudou em uma universidade de prestígio. Na verdade, nem mesmo chegou a ingressar em um curso superior.

Aos 18 anos, Walter Schloss passou a trabalhar em Wall Street, no Carl M. Loeb & Co. como mensageiro. Assim, era responsável por entregar vários papéis e documentos para os corretores. Mas, via no local uma oportunidade de se destacar e conquistar mais.

Para isso, questionou o seu superior sobre como crescer profissionalmente. Ele lhe recomendou ler o livro Security Analysis de Benjamin Graham. A partir dessa leitura resolveu mudar sua vida.

Com 19 anos, pediu dinheiro emprestado ao seu chefe para ir aprender com o autor. Ao longo do curso, se destacou e recebeu um convite para trabalhar com o mentor. Dessa forma começou sua carreira na Graham-Newman Partnership.

A empresa de Walter Schloss

Em 1955, Walter Schloss deixou o emprego para abrir seu próprio negócio, a WJS Partnership. Lá, com seu fundo de investimentos conquistou ótimos resultados. A empresa fechou em 2000, mas Schloss continuou a administrar a renda dos investidores até 2002.

O investidor faleceu dez anos depois, em 2012, por decorrência de uma leucemia. Sua morte foi muito lamentada por seus colegas do setor.

Como Walter Schloss enriqueceu

A empresa criada pelo gestor foi o que propiciou seu sucesso no segmento. Ela teve um desempenho de lucro médio de cerca de 16% por 40 anos. Durante esse mesmo período os seus concorrentes conquistaram apenas uma média de 10%.

Walter Schloss se diferenciava por não cobrar taxa de administração aos seus clientes. Assim, sua renda vinha da taxa de performance de 25% sobre os lucros conquistados. Dessa forma, só recebia se o cliente recebesse também, criando um vínculo de confiança.

Ele ficou rico por seguir de forma fiel a sua estratégia, considerando só a sua opinião. Por isso, não permitia influências externas em suas decisões. O que tornava todos os seus acordos pessoais e o mantinha bastante envolvido.

Onde era o investimento de Walter Schloss

O empresário Walter Schloss investiu principalmente em ações baratas. Sendo sua maior tática manter as aplicações simples, por isso, inclusive, evitava o meio digital. Fora isso, também prezou por manter uma carteira diversa com vários investimentos diferentes.

Antes de falecer possuía mais de 100 tipos de ativos adquiridos em setores distintos. Todos foram adquiridos por valores bem menores do que seu valor real. Seu comportamento se aproximava ao buy and hold, aplicando sempre a longo prazo.

Por evitar a prática de vender rápido as ações, se preocupava pouco com as oscilações. Acreditava que ter as informações corretas era o suficiente para lucrar com o tempo. Walter Schloss prezava por suas convicções e a sua integridade acima de tudo.

Sua análise era feita a partir da leitura de demonstrativos financeiros. Buscando sempre observar o quão honesta era a gestão da empresa. A partir disso, procurava pelas ações que tinham o menor valor real e nenhuma ou pouca dívida.

A jogada de mestre

Fora ser um investidor de valor, tinha um talento único para lucrar de maneiras diferentes. Conseguiu se livrar da bolha da Internet vendendo suas ações de grandes empresas como:

A jogada antecipou o colapso causado pela onda especulativa. Com isso, acumulou quantias significativas de dinheiro enquanto vários concorrentes perderam.

Quais as estratégias de Walter Schloss

Walter Schloss focou em operações com empresas que considerava ter um valor maior do que o de mercado. Assim, suas maiores apostas eram no potencial de crescimento de cada uma. Ele definia sua abordagem de forma geral por buscar ofertas.

Outra definição que tinha antes de aplicar capital é pensar em não perder dinheiro. Por isso, sua seleção considera quatro fatores principais:

Alguns dos principais ensinos de Walter Schloss na área de investimento são listados abaixo. Para entender melhor sobre eles continue lendo.

Mantenha a simplicidade e evite o stress

Quanto mais simples e claras forem as suas ações, menor será o seu stress com elas. A regra pode parecer simples, mas no mercado financeiro pode ser complexa. Sua exceção era quando a complexidade pudesse ser usada para aprimorar algo.

A estratégia seguia um modelo tranquilo de investimento, seguindo o que já se conhecia. Então, se mantinha calmo em relação a seus concorrentes que perdiam muito tempo em teorias complexas.

Segundo o próprio Walter Schloss é necessário entender os pontos fracos e fortes. Depois disso, elaborar uma estratégia sólida e de fácil implementação. Ele evitava acompanhar muitas notícias de mercado e dados econômicos.

Comprar ações de empresas boas e baratas

Como já falamos, tinha uma estratégia clara de buscar por ações com descontos de empresas com potencial. Nesse aspecto considerava ideal saber definir um preço correto para cada uma. Ele preferia comprar as aplicações quando estava em queda.

Outros pontos a se considerar antes das compras

Além dos itens já citados aqui, as estratégias claras de Walter Schloss prezavam por análises. Seus números deveriam ser estudados para ter a melhor leitura possível, assim a compra era consciente. Outros pontos considerados por eles estão explicados a seguir.

Pensamento independente

O investidor afirmava que cada operação deveria ser feita com base em suas próprias considerações. Portanto, se mantinha distante da opinião de outros investidores e de manchetes sensacionalistas.

Em sua visão ser influenciado pela multidão faz com que você se perca de seus próprios estímulos. Por isso, é crucial se manter fiel aos seus propósitos quando tiver que tomar uma decisão.

Conheça os pontos positivos e negativos

O investidor Walter Schloss defendia que antes de tudo é preciso conhecer seu próprio perfil. Isso ajuda a definir os limites e como você pretende começar a aplicar o seu dinheiro. Logo, se torna uma vantagem importante contra seus concorrentes.

Entender quais são suas fraquezas e forças ajuda a manter a emoção fora de suas decisões. Assim, seus pensamentos são mais racionais e práticos na hora de fechar um novo negócio. Tornando suas decisões mais assertivas devido à lógica.

Essa estratégia pode ser ampliada para a observação dos números apresentados pela sua opção de investimento. De acordo com ele, é importante aplicar dinheiro no que é importante, não apenas por vaidade. O que requer uma boa análise prévia.

O livro de Walter Schloss

Com toda sua experiência Walter Schloss gostava de se manter afastado da mídia. Ao longo de sua vida tentou se manter o mais reservado possível. Uma tarefa difícil devido aos seus constantes bons resultados que o colocavam em foco.

Para passar seu legado adiante, contou sua história através de uma autobiografia. Ela se chama “As Memórias de Walter J. Schloss: Uma História Pessoal e Familiar”. A obra é muito interessante, porém não possui tradução para o português.

Nele o autor conta como decidiu por seus investimentos a partir da sua visão. Dessa forma, cede ao leitor uma parte da experiência que o fez se tornar um grande gestor. Afinal, com mais de 40 anos de sucesso, Walter Schloss tinha muitas lições a passar.

Walter Schloss uma lenda do mercado financeiro

Vivendo longe dos holofotes a fama do investidor é mais discreta que a de seus companheiros. Porém, seus resultados ao longo de seu trabalho foram ótimos e lhe garante uma reputação justa entre os melhores.

Como teve Benjamin Graham como mentor, seguia a filosofia do Value Investing. Por isso, caçava barganhas na Bolsa de Valores para aplicar o seu capital. De acordo com ele, essa estratégia é a que se adequa melhor a personalidade.

Walter Schloss tinha como um de seus grandes objetivos dar uma vida melhor a sua família. A melhor maneira para isso foi diminuir seu risco com investimentos a longo prazo. Logo, se beneficiou dos juros compostos durante todos os anos de trabalho.

Sua estratégia sempre foi voltada em ser simples, confiável e eficaz. Portanto, preferia ler demonstrativos e analisar números do que conversar com os outros gestores. As características que o levaram ao sucesso foram evitar a ganância e se arriscar.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Finanças Pessoais
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Veja mais Ver mais