Logo Mais Retorno
Economia

Economia dos EUA cresce, mas em ritmo contido: PMI recua em junho; desemprego também em queda

Índices econômicos mostram que maior economia do mundo ainda está se expandindo

Data de publicação:23/06/2022 às 12:28 -
Atualizado 5 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA, que inclui os setores industrial e de serviços, caiu de 53,6 em maio para 51,2 em junho, atingindo o menor nível em cinco meses, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira pela S&P Global.

Apesar da queda, a leitura acima da marca de 50 indica que a atividade da maior economia do mundo continua se expandindo neste mês, mas em ritmo mais contido.

EUA
Solicitação de seguro-desemprego fica abaixo do esperado pelo mercado - Foto: Reprodução

Apenas o PMI de serviços dos EUA recuou de 53,4 para 51,6 no mesmo período, tocando também o menor patamar em cinco meses.

O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam ligeiro declínio a 53,3.

Já o PMI industrial americano diminuiu de 57 em maio para 52,4 em junho, o menor nível em 23 meses e também bem aquém do consenso de mercado, de 56.

Números do desemprego nos EUA

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos teve leve queda de 2 mil na semana encerrada em 18 de junho, a 229 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira, 23, pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 225 mil solicitações. O total de pedidos da semana anterior foi levemente revisado para cima, de 229 mil para 231 mil.

Já o número de pedidos continuados apresentou ligeiro ganho de 5 mil na semana encerrada em 11 de junho, a 1,315 milhão. Este indicador é divulgado com uma semana de atraso. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!