Para Larry Fink, falhas foram expostas no mercado financeiro: "Mais dominós cairão"
Em sua carta anual aos investidores, o CEO da BlackRock comentou que a rápida alta de juros do Fed expôs "falhas no sistema financeiro"
A rapidez da elevação da taxa de juros dos EUA pelo Fed (Federal Reserve) expôs “falhas no sistema financeiro” e isso fará com que mais dominós caiam. É o que Laurence Fink, CEO da BlackRock aponta em sua carta anual aos investidores.
Ele chamou a situação atual de: “o preço pelo dinheiro fácil” e entende que haverá ainda mais aumento da taxa de juros pelo Fed.
Dominós caindo
O CEO apontou, na carta, que o Silicon Valley Bank e o Signature Bank são apenas duas peças de dominós de mais que ainda cairão. Incompatibilidades entre ativos e passivos ainda causarão mais quedas, em sua análise.
Além do dinheiro fácil, ainda não é possível saber o efeito das mudanças regulatórias para o setor bancário regional dos EUA. Pode-se esperar mais rachaduras e paralisações, entende Fink.
Em relação ao crédito, Larry Fink comenta que mercado de capitais pode se tornar mais importante que os próprios bancos, que passariam a ser mais cautelosos na concessão de empréstimos. A reação para os empréstimos também poderia ser motivada pela necessidade de ajustes de balanços dos bancos.
Inflação persistente
Em sua visão, a inflação nos EUA ainda fechará entre 3,5% e 4,0% nos próximos anos.
“Essa troca entre preço e segurança é uma das razões pelas quais acredito que a inflação persistirá e será mais difícil para os bancos centrais domá-la no longo prazo”, conclui o CEO da BlackRock.