Latam será primeira aérea do País a operar Boeing 787 Dreamliner
Companhia será a primeira a operar a aeronave em território nacional
A Latam anunciou nesta segunda-feira que deve operar a partir de setembro o Boeing 787 Dreamliner, em mais um passo para a retomada no Brasil. Segundo nota, o novo modelo na frota da aérea no País irá oferecer uma eficiência de 50% em custos de treinamento e contingências para a empresa, que aproveitará 200 pilotos e 900 comissários de bordo do 777 para operação com o 787 Dreamliner.
Como os modelos são equivalentes, os profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. Para manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.
Com isso, a companhia será a primeira aérea do Brasil a operar este avião em território nacional, após término do processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ao todo, serão 4 aeronaves provenientes da frota do grupo Latam no Chile destinadas às operações no Brasil, sendo que a primeira já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo - hoje com matrícula chilena - de acordo com regulamentação da agência. Atualmente, a Latam Brasil possui 149 aeronaves em sua frota.
Latam usará aeronave para voos internacionais de longa distância
Os novos modelos serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras, diante do avanço da vacinação contra a covid-19.
"A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota, a da família Boeing, com os 767, 777 e 787. Isso vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado", diz em nota o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.