Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
imposto de renda
Imposto de Renda

IR2023: você sabe o que é rendimento recebido de pessoa jurídica? Saiba e declare corretamente

O Leão tem um olho grande sobre os rendimentos que você recebeu ao longo do ano. Seja sobre o salário, sobre a aposentadoria, um free lancer,…

Data de publicação:29/03/2021 às 05:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O Leão tem um olho grande sobre os rendimentos que você recebeu ao longo do ano. Seja sobre o salário, sobre a aposentadoria, um free lancer, ou rendimentos da previdência privada. São vários tipos de renda, ora pagos por pessoa jurídica, como empresas, governo, entidades, ora por pessoa física, como o inquilino do seu imóvel.

E cada um terá de ser declarado em ficha diferente, de modo diferente na declaração do IR2023.

Rendimento recebido de empresa, do INSS, ou de plano de previdência privada tem ficha exclusiva na delcaração

Não deixe para trás nenhum deles, porque a Receita Federal sabe até os centavos que você recebeu. Deixar de informar qualquer rendimento que recebeu em 2020 é pedir para cair na malha fina. Esse é o motivo que mais provoca a retenção de declarações pelo Fisco.

Com a denominação mais técnica do Imposto de Renda, é fácil confundir ou não saber em que espaço declarar os rendimentos. Mas esquecendo um pouco esses termos mais complicados, vale dizer, então, que rendimento recebido de pessoa jurídica é o que entrou de dinheiro em seu bolso, como salário, aposentadoria, ou rendimento da previdência privada, pago por uma uma empresa, um órgão público, uma seguradora, uma instituição financeira.

O Imposto de Renda tem uma ficha só para eles, é a de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas. Nela você vai informar não só o rendimento recebido por você, como de qualquer dependente que tenha sido incluído em sua declaração. Além do ganho, você vai lançar o que foi descontado de imposto na fonte.

Também devem ser lançados nessa mesma ficha o valor líquido do 13º e o desconto do IR, a contribuição ao INSS referente ao 13º e o benefício recebido de planos de previdência privada com o respectivo imposto retido, de 15%.

Quem trabalha por conta própria, é um autônomo por exemplo, e presta serviço exclusivamente a pessoa jurídica - empresas, entidades, órgãos públicos, etc. - também deve lançar nessa ficha os rendimentos e as deduções permitidas, anotadas no livro-caixa.

Veja a seguir quais são os rendimentos recebidos de pessoa jurídica que você deve lançar nessa Ficha de Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica

Para saber quais são os principais rendimentos recebidos de pessoa jurídica

Principais rendimentos recebidos de pessoa jurídica

- Salário, recebido de pessoa jurídica, de empresa. Aqui deve ser lançado também salário recebido de pessoa física

- Aposentadoria ou pensão recebida do INSS

- Benefício de previdência privada

- Aluguel recebido de pessoa jurídica

- Pró-labore, que é a retirada (remuneração) do empresário

- Bolsa de estudo com prestação de serviço do participante (exceto residência médica, que é isenta)

- Benefícios indiretos pagos pela empresa, como despesas de escola, supermercado, aluguel de imóvel ou carro

- Rendimento recebido por quem trabalha por conta própria

Lance os rendimentos como está no informe da empresa

O preenchimento da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica deve ser estritamente com os dados do informe fornecido pela pessoa jurídica que lhe pagou. Agora, se notou que há erros no informe, você deve pedir novo documento. Só não envie a declaração com dados divergentes. Isso dá malha fina na certa.

Se tiver mais de uma renda poderá ter mais imposto

Quem recebe mais de um rendimento, salário e aluguel, ou aposentadoria e salário, por exemplo, poderá pagar mais imposto. É que toda renda recebida será somada na declaração. Embora já tenham tido o desconto na fonte, isoladamente, os rendimentos, quando somados, poderão ser taxados por um imposto maior. O resultado da soma poderá ser taxado por até 27,5%, dependendo do valor.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados