Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Guedes diz acreditar que privatização da Eletrobras ocorrerá ainda este ano
Economia

Guedes aposta em retomada econômica mais forte no segundo semestre

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou, nesta quinta-feira,8, os bons resultados da arrecadação e do mercado de trabalho formal no primeiro bimestre de 2021. Confiante…

Data de publicação:08/04/2021 às 14:45 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou, nesta quinta-feira,8, os bons resultados da arrecadação e do mercado de trabalho formal no primeiro bimestre de 2021. Confiante na retomada do crescimento na segunda metade do ano, ele lamentou o crescimento do número de infecções e de mortes pela covid-19.

"São realmente más notícias. A segunda onda da pandemia veio muito mais forte, mas por outro lado estamos vacinando a população. Estamos aplicando um milhão de vacinas, começando de fato uma vacinação de massa. Acreditamos que a queda da atividade será menor do que a do ano passado e será mais curta. No segundo semestre a economia vai voltar mais rápido e com mais força", disse o ministro durante apresentação no 2021 Brazil Summit, organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce.

Ministro Paulo Guedes lamenta crescimento da pandemia, mas espera retomada forte da economia ainda em 2021

Guedes lembrou que a queda do PIB no ano passado foi menos acentuada do que a  prevista por analistas no início de 2020 e citou programas realizados pelo Governo Federal na durante a pandemia. "Nós preservamos 11 milhões de empregos no mercado formal no ano passado".

Garantiu também que não desistiu da agenda de reformas econômicas e citou a autonomia do Banco Central e a PEC Emergencial, projetos aprovados nas últimas semanas, como exemplo dos esforços do governo para retomar o crescimento.

"Estávamos caminhando bem na área fiscal até que a pandemia atingiu o Brasil", disse. "E o Brasil é o único país que voltou à agenda de reformas", afirmou ele, que também citou o novo marco de saneamento e gás natural, além da agenda de privatizações .

Guedes reafirmou a intenção de privatizar os Correios e a Eletrobrás e se defendeu das críticas à atuação do governo durante a pandemia.

"Estamos relativamente otimistas sobre como a democracia brasileira está funcionando, contra todas as críticas. Estamos prosseguindo com as reformas estruturais e deveríamos ser mais gentis ao analisar o que está ocorrendo no Brasil no momento", afirmou.

O ministro lembrou ainda da volta de linhas de crédito, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe)

Presidente do BNDES reforça o otimismo de Guedes

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, disse nesta quinta-feira que o Brasil deve começar sair da atual crise de saúde em alguns meses, com pelo menos uma estabilização da curva de contágios por covid-19.

"A desigualdade social em vários países aumentou, o Brasil entre eles. Gastamos bastante dinheiro na crise, mas ainda há uma profunda desigualdade no Brasil", afirmou, em participação no 2021 Brazil Summit, organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce.

Montezano destacou o papel do BNDES no estímulo à agenda ESG - ambiental, social e de governança, na sigla em inglês - no Brasil e avaliou que o papel do banco de fomento é crescente nesse sentido.

"Temos disponibilizado bilhões e bilhões de reais para projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Somos o maior financiador de projetos sustentáveis do mundo, porque o Brasil tem uma matriz limpa de energia", completou o presidente do BNDES. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados