Gerdau aprova fusão de subsidiária com a Aceros Corsa e Gerdau Corsa no México
Grupo Córdova adquirirá 16,84% do capital social da Sidertúl para equalizar sua participação acionária na Gerdau Corsa
A Gerdau e a Metalúrgica Gerdau comunicaram que seu conselho de administração aprovou a fusão das operações de sua subsidiária Sidertúl com as sociedades Aceros Corsa e Gerdau Corsa, também localizadas no México e controladas pelas companhias junto com o Grupo Córdova.
Como passo preliminar à incorporação, o Grupo Córdova adquirirá 16,84% do capital social da Sidertúl, pelo montante de US$ 32,500 milhões, para equalizar sua participação acionária no capital social da Gerdau Corsa.
Após a operação, a Gerdau aumentará, indiretamente, a sua participação no capital social da Gerdau Corsa de 70% para 75%, mantendo-se o controle compartilhado da Gerdau Corsa com o Grupo Córdova.
"Adicionalmente, a reorganização societária reforçará o compromisso das companhias com suas operações no México, geografia importante e estratégica dentro da sua visão de longo prazo", afirma a Gerdau.
Segundo as empresas, a reorganização societária aprovada envolve a incorporação das empresas Sidertúl e Aceros Corsa pela Gerdau Corsa e se insere no contexto do processo de reorganização e simplificação da estrutura societária no México.
O objetivo é fortalecer a estrutura financeira da Gerdau Corsa, com a redução da alavancagem e das despesas financeiras; centralizar as principais atividades do negócio, gerando maior eficiência operacional das sociedades envolvidas e otimizar processos internos, criando sinergia nas atividades e economia de escala com a redução dos custos administrativos, operacionais e tributários.
A companhia espera concluir a fusão no quarto trimestre deste ano. A operação está condicionada à aprovação dos acionistas das sociedades envolvidas e da Comisión Federal de Competencia Económica, órgão de defesa da concorrência mexicano.
Lucro trimestral
Neste mês, a siderúrgica informou que o lucro líquido obtido no segundo trimestre de 2021 deu um salto de 1.149% na comparação com o mesmo período de 2020, totalizando R$ 3,934 bilhões. Na comparação com o primeiro trimestre, o avanço foi de 59%. / com Agência Estado