Empresa

O Grupo Fleury (FLRY) é conhecido por ser um dos maiores e mais reconhecidos grupos de Medicina e Saúde do Brasil. Possui ações negociadas na Bolsa de Valores através do código FLRY, que movimenta milhares de reais diariamente no mercado.

Mesmo sendo em grande volume, essas ações são retiradas da menor fração do capital social da empresa, que possui mais de 90 anos de tradição. Ao optar por adquirir, portanto, ações da companhia, você se torna sócio com uma porcentagem equivalente ao seu número de ações.

Se você deseja saber mais sobre as ações do Fleury (FLRY), continue sua leitura pois chegou ao lugar certo!

Conheça o Fleury (FLRY) 

Fundado em 1926, em São Paulo, como um laboratório de análises clínicas, o Grupo Fleury (FLRY) hoje lidera o mercado de Medicina e Saúde no país. Constatação dada não somente pela opinião de seus clientes como da comunidade médica em geral.

Possui um portfólio completo que envolve a medicina diagnóstica em um total de mais de 75 milhões de exames por análises clínicas. Além disso, é responsável por realizar 3,5 mil testes em 37 diferentes áreas além de mais de 2 milhões de exames por imagem.

Atualmente, segundo dados da própria companhia, a receita bruta gira por volta dos 3,1 bilhões de reais, enquanto o fluxo de caixa operacional fica em R$622 milhões. Está presente nas principais cidades e centros econômicos do país, entre suas tantas linhas de negócio que você verá mais abaixo.

Conta com mais de 10 mil colaboradores ativos, sem contar os 2,4 mil médicos credenciados a fim de oferecer o melhor atendimento especializado em cada um dos seus ramos empresariais. 

História do Fleury (FLRY) 

Em 1926, a primeira marca Fleury (FLRY) é fundada, tendo como primeiro intuito ser um laboratório de análises clínicas da cidade de São Paulo/SP. Anos mais tarde, em 1951, se tornou o primeiro laboratório do país a oferecer um especialista para cada área médica.

Em 62, nasceu a Unidade Fleury Paraíso, que até hoje faz sucesso entre os pacientes devido à qualidade dos serviços. Na década de 70, a empresa foi reconhecida por implementar o conceito de redes de unidades, após a abertura de seu segundo empreendimento.

Em 1982 a empresa recebeu outro reconhecimento, como pioneiro na implementação de um sistema informatizado para o atendimento aos pacientes. No ano seguinte, 1983, tornou- se pioneiro quanto às ofertas de soluções para medicina integrada através dos primeiros exames de Centro Diagnóstico. 

Durante a década de 90, o sucesso da companhia continuou. Em 1994, aconteceu a implementação de um sistema que utiliza o código de barras para uma identificação assertiva dos exames.

Seguindo a linha tecnológica, em 1998 o Fleury (FLRY) se tornou a primeira empresa do mundo responsável por disponibilizar resultados de exames via internet. Também foi neste ano que se consolidou a criação do Conselho de Administração, em conjunto com a Governança Corporativa (você verá mais sobre isso abaixo).

Em 1999, a companhia recebeu o certificado ISO 9001, demonstrando a qualidade destacada do grupo no ramo de medicina diagnóstica. Dois anos depois, em 2001, a empresa começa seu processo de aquisição de outras marcas referentes. 

Os anos 2000...

No ano de 2002, foram liberados os acessos de exames de imagem também via internet, facilitando a vida de seus pacientes e familiares. Em 2007, a empresa recebeu o selo de acreditação do College of American Pathologists (CAP), reconhecido no mundo inteiro no quesito medicina laboratorial.

Em 2009 a empresa abre capital na Bolsa de Valores de São Paulo, a BM&FBOVESPA (hoje B3), se enquadrando no segmento de Novo Mercado. Em 2010 aconteceu a divulgação do Primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade pela diretriz GRI.

Também foi neste ano que aconteceu a inauguração dos centros de medicina integrada, além das aquisições de suas marcas importantes no segmento: Felippe Mattoso no Rio de Janeiro e a marca Weinmann, pertencente ao Rio Grande do Sul.

Em 2011 aconteceu o lançamento da marca a+ Medicina Diagnóstica e também da sede do grupo na Universidade Corporativa. Além disso, houve também as aquisições das marcas Labs D’Or, no Rio de Janeiro, e Diagnoson, na Bahia. 

No ano seguinte, 2012, ocorreu a integração do Labs D´Or e a aquisição do Grupo Papaiz, juntamente com a Odontoprev. Além disso, também acontece a parceria com o MIT Media Lab. Branding além da  Fundação do Núcleo Multidisciplinar de Inovação.

Em 2015, alguns médicos sócios venderam suas ações que equivalem a 13,0% do capital social da empresa para o grupo Advent International. Dessa forma, um novo quadro societário emergiu da novidade. 

Foi em 2016 que a marca, que era conhecida como Fleury Medicina e Saúde, já se tornava o Grupo Fleury (FLRY) e completava, naquela época, seus 90 anos. No ano seguinte, acontece a aquisição de 100% do capital social da Serdil Serviço Especializado em Radiodiagnóstico Ltda, localizada no RS.

Também neste ano foi lançado o portal de Genômica. Já em 2018, o Grupo Fleury (FLRY) entra para o índice IBOVESPA e acontece a aquisição totalitária do capital social Instituto de Radiologia de Natal Ltda no Rio Grande do Norte e aquisição da Santécorp Holding Ltda. Lançamento da Atenção Primária, Infusão de Imunobiológicos e Day Clinic.

Em 2019, o grupo adquiriu as marcas Lafe Serviços Médicos Ltda, no Rio de Janeiro, além do Centro de Patologia Clínica Ltda, no Rio Grande do Norte.

Estrutura organizacional do Fleury (FLRY) 

O Grupo Fleury (FLRY) atualmente conta com três pilares na sua gestão:

Conforme você vê no quadro abaixo retirado do site da companhia: 

Gestão administrativa do Fleury (FLRY) 

O  Grupo Fleury (FLRY) é formado por um Conselho de Administração que tem como responsabilidade, dentre outras funções, realizar uma orientação geral dos negócios do grupo além de realizar a supervisão da gestão do quadro diretor.

De acordo com a legislação, este conselho é composto de: 

Hoje em dia, são 10 membros efetivos que compõem o Conselho de Administração, sendo 4 deles independentes. Um dos diferenciais é que o grupo não costuma colocar como presidente do conselho um membro executivo.

Desde o lançamento do IPO, a empresa declara que todos os presidentes que passaram pela posição não eram executivos do grupo. Veja o quadro atual abaixo:

Fonte: site da companhia 

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Grupo Fleury (FLRY) foi inaugurado em 2018 após uma deliberação da Assembleia Geral Ordinária. Este conselho é formado por três membros efetivos da companhia e seus respectivos suplentes e deverá funcionar até a próxima Assembleia Geral Ordinária que acontecer.

Veja o quadro abaixo com esta relação:

Fonte: site da companhia 

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração

Existem mais 05 Conselhos Oficiais que servem para dar assessoramento ao Conselho de Administração. São eles:

  1. Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade
  2. Comitê de Cultura e Pessoas
  3. Comitê de Transformação
  4. Comitê de Investimentos e 
  5. Comitê de ESG

Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles. 

Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade

Constituído em 15 de dezembro de 2004, o Comitê de Auditoria é conhecido atualmente como Comitê de Auditoria, Governança, Riscos e Compliance e possui funcionamento permanente no grupo. 

Principais funções: 

Comitê de Cultura e Pessoas

Este comitê foi criado em 2007 com o nome de Nomeação e Compensação. Também possui funcionamento permanente e tem como principais funções:

Comitê de Transformação

O Comitê de Transformação era chamado de Comitê de Estratégia e foi constituído em setembro de 2010 a fim de otimizar os processos da empresa. Dessa forma, tem como principal função fornecer apoio ao Conselho de Administração para avaliar, priorizar e acompanhar os projetos mais relevantes do grupo.

Comitê de Investimentos

Constituído em 2014 e colocado em prática em 2015, o Comitê de Investimentos era antes chamado de Rentabilidade e Investimentos. Possui o objetivo de acompanhar as diretrizes orçamentárias, além da gestão de todos os recebíveis e glosas.

Além disso, também prevê as reduções de custos e despesas a fim de realizar uma melhoria na rentabilidade da empresa de acordo com novas oportunidades de investimento.

Comitê de ESG

O mais recente conselho criado pela Companhia, neste mesmo ano de 2021, o Comitê de ESG tem o intuito de otimizar o desenvolvimento do trabalho, reforçar a atenção da companhia quanto aos princípios ESG em sua estratégia de negócios, além de acentuar as discussões sobre o tema dentro das grandes linhas estratégicas de longo prazo.

Fonte: site da companhia

Negócios e áreas de atuação

Com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Maranhão, o Grupo Fleury (FLRY) representa diferentes marcas que juntas formam um sistema completo de medicina e saúde.

Veja quais são e confira um pouco sobre cada uma delas: 

Concorrentes

Dentre os principais concorrentes do Grupo Fleury (FLRY), está a empresa DASA (DASA3), também responsável por promover a saúde integrada. No entanto, o Grupo detém algumas vantagens competitivas importantes, como a segmentação das unidades de atendimento, por exemplo. 

As unidades do Grupo Fleury atendem a três grupos distintos e, portanto, envolvem a maior parte da população. São eles: 

Além disso, outras vantagens disparam o grupo dos seus concorrentes, como o portfólio completo de exames, com mais de 3.500 modelos diferentes; qualidade e tecnologia utilizada na detecção de enfermidades; certificações; integração dos resultados entre os ramos de análises clínicas, genômica e diagnóstico de imagens; presença em vários estados do país; excelência no atendimento, entre outros. 

Evolução das ações  

O Grupo Fleury (FLRY) apresentou excelentes resultados no 1T21, com uma alta de até 102% no Lucro Líquido em relação ao mesmo trimestre do ano passado. 

Nos últimos 05 anos, as ações tiveram resultado positivo no longo prazo, o que causa uma boa impressão aos acionistas. 

Gráfico de ações

Como você pode conferir no gráfico abaixo, as ações do Grupo Fleury (FLRY) tiveram uma boa volatilidade nos últimos anos. Porém, o resultado tende a ser positivo no longo prazo. 

Fonte: google investing

Dividendos

A Política de Distribuição de Dividendos do Grupo Fleury (FLRY) tem como base o pagamento semestral de dividendos mínimos obrigatórios, equivalentes a 25% do lucro líquido ajustado no período. 

Confira o histórico de pagamentos dos últimos anos: 

Fonte: site da companhia 

Para 2021, a empresa anunciou o pagamento de R$ 156,7 milhões previstos para abril. 

Como investir no Fleury (FLRY) 

Para investir nas ações do Fleury (FLRY) você precisa:

  1. Abrir uma conta em uma corretora de valores;
  2. Transferir o montante que deseja investir;
  3. Pesquisar por FLRY3 na home broker;
  4. Selecionar o ativo;
  5. Preencher os campos obrigatórios;
  6. E efetuar a ordem. 

Vale a pena investir no Fleury (FLRY)?

A decisão se vale a pena ou não investir em uma empresa é extremamente pessoal e intransferível. Isso porque somente você sabe dos seus interesses ou estratégias de investimento.

Faça uma análise do seu perfil de investidor e observe se o investimento no Grupo Fleury (FLRY) faz sentido para a sua carteira de ativos.

Considere os riscos do investimento em ações e também a fase atual do ativo para tomar esta decisão. Lembre-se de que decisões feitas hoje, impactarão diretamente o seu futuro, seja positiva ou seja negativamente.

Então pense bem e bons investimentos!

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Empresa
Empresa
Empresa
Empresa
Veja mais Ver mais