Fundos de Investimentos

Conheça as seis ações preferidas de Luciano França, gestor do fundo Avantgarde

Petrobras (PETR4) sozinha atribuiu perfomance de 2,47% ao Fundo Multifatores Avantgarde em 2022

Data de publicação:23/12/2022 às 06:00 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Em um ano complicado para o investidor, o gestor Luciano Boudjoukian França, da Avantgarde, consegue encontrar bons ativos, apesar da dureza do mercado acionário.

A pedido da Mais Retorno, ele seleciona seis ações que se destacaram em 2022, ativos que venceram apesar dos reveses da política interna, da guerra na Europa e da inflação mundial.

Fundo Multifatores da Avantgarde segue modelo sistêmico na tomada de decisões | Foto: Reprodução

E olha que 2022 não foi propriamente memorável para o gestor. O seu fundo quântico, o Avantgarde Multifatores FIA,, vai apanhando, como boa parte dos fundos de ações. Até o dia 22 de dezembro, última data disponível na plataforma da Mais Retorno, ele cai  ele cai 4,83%, contra leve alta de 0,79% do Ibovespa.

Mas como a disputa de um fundo de investimento não é uma corrida de 100 metros, na história do Avantgarde, que abriu para captação em agosto de 2019, a alta acumulada é de 60,90%, contra 6,76% do Ibovespa. 

Sem fazer análise fundamentalista, França é adepto do modelo sistemático, em que ele regula um robô para buscar ativos que se encaixe num determinada relação de variáveis.

No caso do Avantgarde, o que Luciano França busca são "ativos de boa qualidade de balanço, baratos, com menor volatilidade, de empresas geradoras de caixa e que estejam em um momento de alta de preços, o chamado momentum”, diz.

Nessa relação, as ações que alcançaram melhor performance foram Petrobras, M.Dias Branco, Enauta, BB Seguridade, Cury e Cielo.  

O fundo é composto por aproximadamente 50 ações, mas a dinâmica é de acrescentar ou retirar ações do portfólio mensalmente, através de um processo baseado em códigos.

Os fatores de risco analisados por outros tipos de gestão de portfólio acabam aparecendo no modelo de análise quântica. França citou que Petrobras, por exemplo, esteve por seis meses do ano dentro do porfólio, enquanto os outros papéis entraram mais recentemente. 

Confira abaixo as ações preferidas de Luciano França. 

AçãoTickerPerformance para o fundoAlta capturada da ação
Petrobras PETR4+2,47%40,8%
CuryCURY3+1,45%47,91%
BB SeguridadeBBSE3+1,23%69,75%
CieloCIEL3+1,21%62,13%
M. Dias BrancoMDIA3+1,20%42,20%
EnautaENAT3+1,16%16,80%

Em 12 meses, o Avantgarde Multifatores Fundo de Investimento em Ações acumula queda de 2,13%, abaixo do Ibovespa, que avança 1,29%, até o dia 22/12/2022. 

Fonte: Comparador de ativos Mais Retorno

Se colocado em um período de 2 anos, o Avantgarde Multifatores registra alta de 11,02%, enquanto o principal índice da B3 recua 7,73%, no mesmo período. 

Fonte: Comparador de ativos Mais Retorno 

Factor Investing

França compara o factor investing, como é chamada a sua estratégia de análise de ações, a comprar em uma loja de doces, em busca dos doces mais deliciosos e satisfatórios com seu dinheiro. "Ao invés de apenas pegar o que parece bom, você decide usar uma estratégia chamada "factor investing" para ajudar você a tomar sua decisão", diz. 

Primeiro, você identifica alguns fatores que você considera importantes na escolha dos melhores doces, como ser colorido, ter uma forma divertida, entre outros. Dentre as opções, você tem um saco de gomas, uma caixa de chiclhetes arco-íris e um pirulito em forma de unicórnio. 

De acordo com o gestor, usando os fatores identificados, você foi capaz de tomar decisões mais ponderadas e estratégicas sobre quais doces comprar. E ele explica que porque você escolheu seguindo as qualidades que procurava, é provável que a satisfação seja ainda maior. 

“O factor investing funciona da mesma forma, mas ao invés de comprar doces, você está comprando ações de empresas. Você identifica fatores que considera importantes para o sucesso de uma empresa, como uma liderança forte ou um produto popular, e então escolhe empresas que possuem essas qualidades. Usando esta estratégia, você pode tentar criar uma carteira de investimentos bem fundamentada que tenha mais chances de se sair bem com o tempo.” 

Luciano Boudjoukian França, sócio-fundador e gestor da Avantgarde

Leia mais:

Sobre o autor
Mari GalvãoRepórter de economia na Mais Retorno