Logo Mais Retorno
Foto: Arquivo
Empresa

Conheça a BB Seguridade (BBSE3) e sua importância no mercado

BB Seguridade, também conhecido como Banco do Brasil Seguridade, é uma empresa brasileira de seguros que pertence ao Banco do Brasil. Saiba mais sobre sua história!

Data de publicação:24/01/2023 às 16:01 -
Atualizado 3 dias atrás
Compartilhe:

BB Seguridade, também conhecido como Banco do Brasil Seguridade, é uma empresa brasileira de seguros que pertence ao Banco do Brasil. A sua maior atuação é nos ramos de produtos de seguros, capitalização, serviços de corretagem e previdência aberta.

Banco do Brasil

A empresa presta todos os seus serviços por meio do Banco do Brasil, que atua como seu controlador majoritário. A sede da instituição fica na cidade de Brasília, no Distrito Federal, e o restante das ações da BB Seguridade está em negociação no mercado, ou seja, na modalidade free float.

Breve história da BB Seguridade

A história da BB Seguridade tem início no ano de 1981, quando o Banco do Brasil decide iniciar as operações relacionadas a seguros. Em 1987 foi criado a BB Corretora para auxiliar nesse novo negócio e nas operações de corretagem dos seguros.

Na virada da década de 1990, a BB Corretora passa a fazer várias participações colaborativas. Esse período é marcado por diversas parcerias com empresas como Icatí, SulAmérica e Principal Financial Group.

A partir disso, a empresa passou a expandir e criou sub empresas, como a Brasilveículos, a Brasilcap e a Brasilprev. Os primeiros passos para a criação da BB Seguridade se deram no ano de 2008 depois de uma reorganização societária da área de previdência, seguros e capitalização do Banco do Brasil.

Na ocasião, todas as sub-empresas autônomas no segmento de seguros foram atreladas ao Banco do Brasil Seguridade. Com isso, uma rede de seguridades foi criada — cada uma com a atuação atrelada a um segmento do ramo de seguros.

A atuação da BB Seguridade no mercado

A BB Seguridade, a princípio, atua como uma empresa de participações — ou seja, é uma holding. Sendo assim, ela detém o controle de instituições que atuam no segmento de mercado de seguros.

As suas participações podem ser divididas em:

  • negócios de distribuição, onde ela atua como subsidiária que comercializa previdência aberta, seguros, planos privados de assistência odontológica e títulos de capitalização;
  • negócios de acumulação e risco, com atuação da BB Seguridade como joint-ventures ou sociedades feitas com parceiros privados que operam previdência aberta, planos de assistência odontológica e produtos de seguros.

A empresa também atua com um modelo de bancassurance. Isso significa que ela utiliza tanto da estrutura física quanto da tecnológica e humana do Banco do Brasil para fazer a venda dos seus produtos. Com isso, ela se beneficia de toda a tradição da marca para comercializar os seus seguros. Ela opera, então, por meio de mais de 60 mil pontos de atendimento físico, além de todos os canais digitais da instituição financeira.

O impacto da BB Seguridade no mercado financeiro

Em abril de 2013 a BB Seguridade abriu o seu capital na Bovespa. Na ocasião, realizou o maior IPO do mundo inteiro naquele ano, que acabou sendo também o maior de toda a história da BM&F Bovespa.

Na ocasião, a instituição conseguiu arrecadar R$ 11,475 bilhões com a operação da abertura de capital. Porém, apesar o IPO, o Banco do Brasil permaneceu como acionista majoritário da BB Seguridade — com um total de 66,25% das ações de toda a empresa.

A BB Seguridade conta com capital social composto somente por ações ordinárias na B3 sob o ticker BBSE3. Desde 2014, os papeis da empresa também podem ser negociados no mercado de balcão dos Estados Unidos como ADRs de Nível I. Das ações que estão em livre circulação no mercado, aproximadamente 85% delas pertencem a estrangeiros.

No que diz respeito a planos de previdência, é importante frisar que o atual ambiente econômico no Brasil fomenta a procura por fontes de aposentadoria complementares. 

Ao mesmo tempo, o número de contribuintes da previdência pública tende a ser cada vez menor. Isso significa que a performance da Brasilprev, assim como de outros produtos da BB Seguridade tendem a aumentar no futuro.

É importante ressaltar que este conteúdo não se trata de uma indicação de investimento. Para que você saiba qual o melhor caminho seguir na sua trilha como investidor (a), clique aqui e acesse nosso teste de perfil GRATUITO. 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter