Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
América Latina
Economia

Condições financeiras na América Latina se deterioraram, mas pior já passou, diz Fitch

A agência prevê que o desempenho da atividade na região permanecerá fraco, como resultado de gastos com consumo reprimidos e incertezas políticas

Data de publicação:29/06/2023 às 10:52 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

A Fitch Ratings afirma que as condições financeiras e operacionais na América Latina para empresas não financeiras se deterioram no primeiro semestre de 2023, em meio à desaceleração do crescimento econômico e dificuldades no ambiente de financiamento. 

No entanto, o "pior já passou", de acordo com a agência, que estima 90% das corporações com perspectivas de crédito estáveis.

IBC-Br pib brasileiro
Emissores brasileiras responderam pela maioria dos rebaixamentos, de acordo com a análise

"As principais variáveis a serem observadas incluem a reabertura dos mercados internacionais, o momento e a velocidade das reduções das taxas de juros e a magnitude e a resposta dos emissores à desaceleração econômica cíclica", ressalta a instituição, em relatório divulgado nesta quarta-feira, 28.

A agência prevê que o desempenho da atividade na região permanecerá fraco, como resultado de gastos com consumo reprimidos e incertezas políticas. "Mercados externos não estão fornecendo alívio enquanto o preço das commodities cai", acrescenta.

Segundo a Fitch, o fluxo de caixa das companhias latino-americanas foi pressionado pelo consumo enfraquecido, a desvalorização das commodities e a escalada dos juros, o que contribuiu para rebaixamento de ratings de crédito em vários setores.

Emissores brasileiras responderam pela maioria dos rebaixamentos, de acordo com a análise. "Uma taxa básica de juros de 13,75%, a relutância dos bancos em emprestar e o fechamento do mercado de capitais local após a divulgação das irregularidades contábeis da Americanas foram obstáculos difíceis de superar", explica.

A Fitch não espera rebaixamentos sistemáticos para emissores cíclicos e vê riscos maiores para o setor petroquímico. Entre outros fatores, o desempenho setorial dependerá da posição da política monetária. 

"O cronograma permanece incerto, pois os bancos centrais estão relutantes em cortar as taxas de juros, apesar da pressão política e da queda da inflação por razões históricas", destaca./Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados