Fundos de Investimentos

Como funciona o Rastreador de Fundos da Mais Retorno

O Rastreador de Fundos da Mais Retorno é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o investidor na seleção dos melhores fundos de investimentos dentro de uma estratégia de alocação. Saiba mais!

Data de publicação:24/02/2023 às 08:00 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O mercado financeiro brasileiro tem uma enormidade de produtos para os mais diversos perfis de investidores. Se por um lado isso é positivo, pois facilita o trabalho de diversificação, por outro traz um desafio adicional que é a enorme quantidade de fundos de investimentos na hora de tomar uma decisão do que é melhor para o seu portfólio.

Esse é o famoso Paradoxo da Escolha, que consiste em um problema para muitas pessoas em tomar uma decisão quando esta envolve muitos fatores. Você mesmo já deve ter sofrido com ela ao entrar na Netflix, por exemplo. Com os fundos de investimentos, dada a enorme variedade de produtos, pode acontecer o mesmo.

No entanto, esse não precisa ser um problema no seu processo de investimento. No artigo de hoje, nós vamos te apresentar funcionalidades novas do nosso Rastreador de Fundos que certamente ajudará nessa tomada de decisão. Vamos lá!

O que é o Rastreador de Fundos da Mais Retorno?

O Rastreador de Fundos da Mais Retorno é uma ferramenta que desenvolvemos para auxiliar o investidor na seleção dos melhores fundos de investimentos dentro de uma estratégia de alocação. Em resumo, trata-se de uma base de dados do mercado financeiro que permite, ao indicar alguns filtros, que você encontre uma lista específica de produtos.

Para acessar a ferramenta é muito simples! Em primeiro lugar, acesse a sua conta Mais Retorno com o login no nosso site. Em seguida, clique em "ferramentas" e selecione o "Rastreador de Fundos", conforme ilustramos na imagem a seguir.

Esse atalho já vai te levar ao nosso banco de dados de fundos de investimentos, com mais de 40.000 produtos catalogados. É neste ponto que as novas funcionalidades do nosso rastreador vão te ajudar a encontrar o ativo ideal para a sua carteira de investimentos.

Quais são as novidades do Rastreador de Fundos?

Pensando em melhorar a experiência dos nossos usuários ao realizar os filtros do Rastreador de Fundos, lançamos no começo de 2023 algumas novas funcionalidades. Vamos então ver brevemente como elas vão funcionar e contribuir para a sua busca pelos melhores fundos de investimentos.

Filtros de fundos de investimentos

Uma base de mais de 40.000 fundos de investimentos pode assustar, mas tenha calma: os nossos filtros são poderosos e podem fazer bem o trabalho de limpeza para identificar aquilo que você busca.

Para utilizá-los, clique no botão verde "filtrar fundos". Ele fica localizado bem em cima da nossa tabela com todos os fundos de investimentos listados. No primeiro campo, chamado de "tipo de filtro", você pode selecionar qual é a regra que deseja aplicar na tabela. São diversas opções como, por exemplo:

  • Nome ou CNPJ
  • Classe do fundo
  • Quantidade de cotistas
  • Patrimônio Líquido
  • Rentabilidade
  • Índice de Sharpe
  • Volatilidade
  • CAGR

Vamos supor, por exemplo, que você queira utilizar o filtro de classe de ativos para identificar os melhores fundos de ações. Neste caso, a primeira etapa é escolher a "classe" como filtro no campo que vimos anteriormente. A depender dessa escolha, o campo de "Operador lógico" vai se alterar. Para o filtro desejado, podemos incluir ou não incluir alguma classe.

Em seguida, eu escolhi incluir e selecionei "fundos de ações" no campo de "selecione as opções". Importante destacar, entretanto, que você pode marcar múltiplas opções de modo a ter o filtro desejado e personalizado. Conforme selecionar as suas preferências, elas vão sendo adicionadas na parte do campo para refinamento da busca.

A grande novidade, portanto, é o operador lógico, que permite maior controle na sua pesquisa dentro do Rastreador de Fundos. Além de incluir o seu objetivo, é possível excluir outras classes utilizando campos como "não é", "não contém" ou "não incluir", por exemplo.

Controle dos filtros realizados

Outra novidade bem legal do Rastreador de Fundos é a facilidade para o gerenciamento desses filtros adicionados. Para colocar novas regras sobre a base de dados, basta então repetir o processo anterior. Ou seja, clicar em "filtrar fundos" e definir as regras desejadas para a tabela.

A cada filtro adicionado, logo abaixo você terá uma espécie de etiqueta, mostrando aquilo que foi solicitado, mas também apresentando um botão "x" caso você queira remover esses filtros. Note, na imagem abaixo, que adicionei um filtro de volatilidade menor do que 25% e o campo já foi adicionado.

Ainda é possível remover todos os filtros utilizados com o botão de "limpar filtros".

Personalização da tabela

Apesar dos filtros contribuírem na montagem de uma visualização personalizada, ainda pode acontecer de muitas informações da nossa tabela não ajudarem na sua tomada de decisão. Não se preocupe: a ferramenta permite que você faça ajustes de modo a enxergar apenas aquilo que efetivamente interessa.

Um desses benefícios é que a primeira linha, que contém o nome de cada coluna e explica a informação apresentada, fica fixa. Ou seja, é só você rolar a página para baixo e checar os fundos selecionados, sem perder a informação inicial.

Além disso, você pode remover algumas colunas que não estejam sendo úteis durante a busca. No nosso exemplo, pode ser interessante remover a coluna "classe", considerando que todos os fundos já vão ser de ações.

Com essa funcionalidade, você tem a opção de fixar uma coluna (assim, ao mover a tabela, ela segue visível na tela), ocultá-la ou ordená-la de forma crescente ou decrescente, de acordo com os seus objetivos.

Comparador de ativos

Por fim, uma funcionalidade bem útil do nosso Rastreador de Fundos está na facilidade em converter o seu filtro em uma comparação prática em outra ferramenta desenvolvida pela Mais Retorno: o Comparador de Fundos.

Para isso, basta selecionar os fundos do seu interesse na primeira coluna, marcando as caixas de seleção e, em seguida, clicar em "comparar". Você será então direcionado para avaliar diversos fatores entre os fundos que encontrou via rastreador. Bem simples, não é mesmo?

Esperamos que essas novas funcionalidades sejam úteis na sua experiência como investidor e, caso tenha restado qualquer dúvida, basta deixar um comentário ou entrar em contato conosco. A Mais Retorno segue trabalhando em melhorias para deixar as nossas ferramentas cada vez melhores.

Leia mais:

Sobre o autor
Stéfano BozzaFormado em Administração pela PUC-SP. Trabalhou em empresas do segmento financeiro (Itaú BBA) e varejo (BRMALLS) até 2016, quando iniciou a jornada de produção de conteúdo para a internet com foco em finanças.