Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
China
Economia

China pode ter PIB acima de 9% se apostar na vacinação

O ambicioso plano da China de vacinar 40% da população até o fim de junho pode elevar a taxa de crescimento da economia para 9,3% neste ano, segundo…

Data de publicação:30/03/2021 às 13:03 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O ambicioso plano da China de vacinar 40% da população até o fim de junho pode elevar a taxa de crescimento da economia para 9,3% neste ano, segundo previsão da Oxford Economics.

A confiança das empresas e os gastos dos consumidores tendem a melhorar caso a China alcance a meta de vacinação que, segundo a empresa, exigirá a imunização de 10 milhões de pessoas por dia - o dobro do ritmo atual.

Movimento de vacinação mais acelerado na China pode garantir de mais de 9% para o PIB do país em 2021

Se o governo de Pequim também conseguir manter esse ritmo no trimestre até setembro, isso pode se traduzir em alguma forma de imunidade coletiva, com 60% a 70% da população vacinada.

O resultado seria um ganho de 0,4 ponto percentual à taxa de crescimento do PIB segundo o cenário básico de 8,9% da Oxford Economics, que leva em conta entre cinco e seis milhões de doses administradas por dia, de acordo com relatório divulgado na terça-feira.

Neste ano, o consumo das famílias pode aumentar 7% em relação ao nível pré-Covid em 2019. A exportação de serviços de turismo deve subir para cerca de 50% do nível de 2019 no segundo semestre, e as importações no mesmo segmento devem se recuperar para em torno de 70%. O investimento em ativos fixos também tende a melhorar, segundo a instituição de pesquisa.

campanha de vacinação na China tem sido mais lenta do que a dos Estados Unidos e países europeus, pois apenas 107 milhões de residentes, ou 3,8% da população chinesa, receberam vacinas.

Como o governo chinês conseguiu bons resultados no controle do coronavírus, vinha adotando uma postura cautelosa quanto a pressionar pela vacinação.

Em um cenário pior do que o esperado, onde apenas 40% da população será vacinada até o fim do ano, o crescimento econômico pode ficar 0,2 ponto percentual abaixo do cenário básico, em 8,7%, disse o relatório.

“Embora o cenário econômico da China dependa menos da velocidade da distribuição de vacinas do que outros países, isso é importante para um retorno ‘total’ à normalidade no lado doméstico e para reduzir a diferença em imunidade com outros países, o que permitirá à China abrir as fronteiras com segurança”, escreveu no relatório Tommy Wu, economista-chefe da Oxford Economics. / com Bloomberg

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados