Carrefour (CRFB3): Conheça e veja se vale a pena investir
O Carrefour é uma empresa do segmento atacadista e varejista alimentício. Com atuação em todo o território nacional, suas operações são direcionadas tanto para o ramo de hipermercados brasileiros quanto para fornecedores de serviços de alimentação.
O Carrefour é uma empresa do segmento atacadista e varejista alimentício. Com atuação em todo o território nacional, suas operações são direcionadas tanto para o ramo de hipermercados brasileiros quanto para fornecedores de serviços de alimentação.
Além da comercialização de produtos alimentícios, o Carrefour também tem operação voltada para produtos não-alimentícios — o que o faz ser uma das empresas de maior referência do setor. O grupo tem grande destaque quando o assunto são operações de crédito ao consumidor.
Breve história do Carrefour
O primeiro hipermercado da empresa foi fundado em São Paulo no ano de 1975. Alguns anos depois, em 1989, a empresa fez o lançamento do seu primeiro cartão de crédito Carrefour.
No ano de 2007, o Carrefour — que já era considerado como um dos maiores do segmento atacadista no setor alimentício — adquiriu a rede Atacadão. Com a aquisição, se tornou uma rede varejista com operações baseadas nos dois modelos de negócio principais do ramo.
Já em 2012, uma parceria foi firmada com o Itaú Unibanco para que o banco Carrefour pudesse começar a operar. Em 2014, apenas dois anos depois, a primeira loja express do grupo foi fundada em São Paulo.
No mesmo ano, em 2014, a companhia de investimentos Península adquiriu o Grupo Carrefour e passou a ter 10% do total das suas ações. Em 2015, o grupo se tornou o primeiro varejista de alimentos do Brasil a ter presença em todos os estados do país.
Em 2017, o Carrefour inaugurou o seu e-commerce. Já em 2018, lançou o Act For Food como uma maneira de democratizar a acessibilidade aos alimentos e serviços prestados. No mesmo ano ainda foram implementados os drives, os “clique e retire” e mais de 20 lojas do Atacadão.
Mais recentemente, em 2019, o grupo inaugurou uma nova unidade de negócios: o Carrefour eBusiness Brasil. No mesmo ano realizou uma parceria com o Grupo Super Nosso e adquiriu 49% de participação na Ewally.
A atuação do Carrefour no mercado
O Carrefour conta com mais de 660 pontos de venda distribuídos em mais de 150 cidades — tanto nos 26 estados brasileiros quanto no Distrito Federal. Além deles, o grupo também realiza vendas por meio de um site próprio, onde conta com operações de e-commerce e de marketplace.
A empresa conta ainda com uma divisão imobiliária que opera em shoppings centers e administra a locação dos espaços em lojas em imóveis próprios por meio da subdivisão Carrefour Property. O grupo também opera em outras frentes próprias, como farmácias, postos de combustível e lojas de conveniência.
O formato de serviços da empresa é dividido em:
- Hipermercado Carrefour;
- Carrefour Express;
- Carrefour Market;
- Site Carrefour — carrefour.com.br;
- Posto Carrefour;
- Banco Carrefour;
- Carrefour Property;
- Drogaria Carrefour.
O Grupo Carrefour busca sempre diversificar os seus serviços. Com isso, consegue atingir diversos tipos de público de uma maneira muito mais abrangente.
O impacto do Carrefour no mercado financeiro
O IPO (oferta pública inicial) do Carrefour aconteceu em julho de 2017. Na ocasião, a empresa movimentou R$ 5,125 bilhões — considerando os lotes primário, que são as ações novas, e o secundário, os papeis detidos pelos sócios atuais. Na época, esse foi considerado como o maior IPO dos últimos 4 anos, o que foi um marco para a companhia no mercado financeiro.
Somente no terceiro trimestre de 2022 (3T22), o Carrefour Brasil reportou um lucro líquido ajustado no total de R$ 256 milhões. O valor representa uma queda de 58,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O Grupo Carrefour Brasil está listado na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. As ações da empresa são ordinárias sob o ticker CRFB3 e fracionárias, que podem ser encontradas com o código CRFB3F.
ATENÇÃO: este texto não se trata de uma recomendação de investimento para a sua carteira.