Bolsa opera em queda; mercado global aguarda decisões de juros
Dólar e juros avançam em dia de forte aversão ao risco
A Bolsa começou esta segunda-feira, 12, em queda de 0,88%, a 106.578 pontos, por volta das 10h47. O dólar avança 0,30%, cotado a R$ 5,26. No radar dos investidores está a Ata do Copom, que será divulgada amanhã, e as decisões de juros ao longo da semana.
As ações de commodities pesam no índice Ibovespa, com Petrobras caindo 1,74% e Vale recuando 1,23%, por volta das 10h52. Os juros futuros abriram em alta moderada acompanhando o movimento do dólar nesta semana, em que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve subir os juros em 50 pontos-base na quarta-feira e o Banco Central Europeu (BCE) caminha para fazer o mesmo na quinta-feira.
Bolsas Internacionais
Os mercados da Ásia tiveram pregão negativo nesta segunda-feira, 12. Havia expectativa por decisões de política monetária nesta semana, sobretudo do Fed, que deve elevar mais os juros para conter a inflação, e na China os papéis do setor imobiliário voltaram a ficar sob pressão.
Os mercados de ações europeus recuam em sua maioria, com os investidores cautelosos antes das reuniões de definição de políticas do Federal Reserve e do Banco Central Europeu nesta semana. Na contramão desses movimentos, os índices futuros em Wall Street operam em alta./ Com Agência Estado.
Leia mais: