Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa fecha em alta de 0,81% com novidades sobre a PEC de transição, Vale e Petrobras; dólar cai

Proposta para estouro do teto com gastos em um ano em programas sociais anima o mercado

Data de publicação:14/11/2022 às 21:44 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

Em pregão de véspera de feriado, a Bolsa de Valores, a B3, operou com liquidez reduzida, mas nem por isso deixou de lado as oscilações. O fechamento foi positivo, com o Ibovespa registrando alta de 0,81% aos 113.161 pontos, uma leve recuperação depois de perdas acumuladas em 5% na semana passada.

O mercado reagiu bem à proposta de Ciro Nogueira, atual ministro da Casa Civil, que defende uma PEC de Transição válida por apenas um ano, até o fim de 2023. Segundo ele seria "mais prudente, transparente e republicano", ao mesmo tempo em se trata do caminho mais democrático e legítimo".

bolsa
Bolsa tem liquidez baixa, em véspera de feriado, mas tem volatilidade - Foto: Marco Ankosqui/Agência O Globo

Já no domingo, Nogueira havia se manifestado em apoio à PEC para viabilizar o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, por considerar "correto e republicano" o Congresso garantir a qualquer governo o fortalecimento de programas sociais e do salário mínimo, mas argumenta que as políticas para além de 2023 devem ser discutidas na próxima legislatura, já com os parlamentares eleitos neste ano.

A principal preocupação atualmente gira em torno do risco fiscal, e os mercados têm reagido a cada novidade sobre o assunto. Como a fala do ministro é por viabilizar os benefícios sem comprometer o teto de gastos por 4 anos ou indefinidamente, a reação foi positiva.

À tarde, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou novos nomes para equipe técnica de transição. Nos trabalhos de Infraestrutura, o grupo contará com nomes como o do mestre em economia e ex-presidente do Banco Fator Gabriel Galipolo, da ex-ministra do Planejamento durante o governo Dilma Rousseff Miriam Belchior, e ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil Maurício Muniz.

O exterior também ajudou com as notícias vindas da China sobre a flexibilização da política de covid zero no país. O minério de ferro subiu no mercado internacional com impacto positivo sobre os papeis da Vale, que fecharam com alta de 1,23%.

Os papeis de Petrobras também fecharam em alta superior a 2%, as ordinárias, de 2,77%, e as preferenciais, de 2,63%, mesmo em dia de queda do petróleo lá fora, depois da redução nas estimativas de demanda global em função da recessão, feita pela Opep.

Os mesmos fatores que ajudaram na alta da Bolsa fizeram o dólar cair: a moeda americana teve queda de 0,64%, cotada a R$ 5,30. / Com Agência Estado

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

Inscreva-se em nossa newsletter