Fundos de Investimentos

BlackRock lança no Brasil ETFs que combinam renda fixa e variável

De acordo com as empresas, a alocação em renda variável é global, com exposição a mercados emergentes e desenvolvidos.

Data de publicação:11/05/2023 às 08:00 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A BlackRock e a B3 anunciaram nesta semana o lançamento de uma linha de BDRs de ETFs multiativos, sob a marca iShares. 

De acordo com as empresas, os produtos são inéditos no mercado brasileiro. Eles combinam alocações em renda fixa e renda variável internacionais.

 

ETFs é a sigla em inglês para "fundos negociados em bolsa", mais conhecidos no Brasil como "fundos de índices". BDRs são recibos de ativos estrangeiros negociados na B3. Grosso modo, comprar BDRs de ETFs equivale a comprar cotas de fundos de investimentos internacionais.

O balanceamento entre renda fixa e variável depende do perfil do investidor. São quatro níveis de risco representados por quatro produtos, todos com horizonte de longo prazo: BAOK39, conservador, com 70% de renda fixa e 30% de variável; BAOM39, moderado, com 60% de renda fixa e 40% de variável; BAOR39, arrojado, com 40% de renda fixa e 60% de variável; e BAOA39, agressivo, com 20% de renda fixa e 80% de variável.

De acordo com as empresas, a alocação em renda variável é global, com exposição a mercados emergentes e desenvolvidos. A renda fixa inclui títulos públicos e corporativos. O modo de tributação varia de acordo com a composição. O BAOA39 é tributado como BDR de ETF de renda variável, com Imposto de Renda de 15% sobre o ganho de capital, a ser recolhido pelo próprio investidor via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Nos demais, incide alíquota de 15% sobre o ganho de capital, mas com recolhimento na fonte.

"Com apenas R$ 50, o investidor pode investir em BDRs de ETFs iShares", disse Karina Saade, presidente da BlackRock no Brasil, segundo nota da companhia. "Seguimos cumprindo nosso papel de expandir as oportunidades de diversificação para os investidores pessoa física que chegaram à bolsa nos últimos anos", acrescentou Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

A BlackRock e a B3 anunciaram ainda o lançamento de mais 14 produtos com diferentes estratégias. Um deles é o BDR de ETF iShares GSCI Commodity Dynamic Roll Strategy (BCOM39), que reúne alocação em commodities agrícolas, metálicas e de energia. A BlackRock é a maior empresa de fundos do mundo em ativos sob gestão.

Leia mais

Sobre o autor
Renato JakitasEditor-chefe do Portal Mais Retorno.