BC da Rússia aumenta taxa básica de juros de 5% para 5,5%
Autoridade monetária russa sinalizou ainda que deve fazer novos reajustes na taxa ao longo dos próximos meses
O Banco da Rússia anunciou nesta sexta-feira, 11, que decidiu aumentar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 5,5% ao ano, e sinalizou para novas elevações nas próximas reuniões.
Em comunicado, a autoridade monetária justificou a decisão com a escalada da inflação, que avança em ritmo mais acelerado do que o previsto e deve ficar ao redor de 4% ao longo do segundo semestre.
Segundo a nota, o movimento reflete "fatores persistentes" relacionados ao crescimento econômico forte, que leva a demanda a crescer em ritmo mais rápido do que a capacidade de produção, além da valorização das commodities no mercado global.
"Levando-se em conta as altas expectativas de inflação, o balanço de riscos mudou significativamente para pró-inflacionário", explica.
O BC russo pontua que a atividade econômica local avança acentuadamente e que a maioria dos setores já retornou aos níveis pré-pandemia.
A expectativa do banco é de que o Produto Interno Bruto (PIB) volte ao patamar anterior à emergência da covid-19 neste segundo trimestre de 2021.
"As principais decisões sobre taxas de juros levarão em conta a dinâmica da inflação real e esperada em relação à meta de 4% e aos desdobramentos econômicos no horizonte de previsão, bem como os riscos colocados pelas condições internas e externas e a reação dos mercados financeiros", acrescenta. / com Agência Estado