Banco Central Europeu mantém taxas de juros entre 0% e 0,50%; entenda decisão
Como previsto pelos analistas, o Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira a manutenção da taxa de juros do bloco de países. As principais taxas de juros…
Como previsto pelos analistas, o Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira a manutenção da taxa de juros do bloco de países. As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.
No entanto, durante o anúncio, o BCE destacou que pretende acelerar suas compras de bônus e ser flexível para evitar um aperto monetário.
Socorro para a pandemia
Além disso, atento a novos avanços de contaminação do coronavírus, o BCE divulgou que preservará o montante de 1,85 trilhão de euros destinado ao Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês).
No comunicado, o Banco destacou que o período de vigência do programa deverá ir pelo menos até o final de março de 2022. A instituição ressaltou ainda que as compras serão conduzidas de maneira flexível, mas se manterão ativas até que a crise da Covid-19 seja totalmente superada. / COM AGÊNCIA ESTADO
Sabe o que é taxa de juros?
A Taxa Básica de Juros é uma ferramenta econômica que todo país utiliza para definição da sua política monetária. Ela costuma direcionar as taxas de juros usados em operações financeiras, como as cobranças em empréstimos e financiamentos, por exemplo.
Além de ter uma relação íntima com os bancos, pois definem o trabalho de juros em empréstimos e investimos, essa é uma forma que o governo tem de controlar a política monetária como um todo.
Por meio da variação do seu valor, um país pode incentivar o consumo ou desaquecer o mercado. Essa é, afinal, uma forma de manter a inflação controlada, como veremos na parte final deste texto.