Economia

Como previsto pelos analistas, o Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira a manutenção da taxa de juros do bloco de países. As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.

No entanto, durante o anúncio, o BCE destacou que pretende acelerar suas compras de bônus e ser flexível para evitar um aperto monetário.

Banco Central Europeu mantém taxa de juros
Banco Central Europeu corresponde expectativa de analistas e mantém taxa de juros

Socorro para a pandemia

Além disso, atento a novos avanços de contaminação do coronavírus, o BCE divulgou que preservará o montante de 1,85 trilhão de euros destinado ao Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês).

No comunicado, o Banco destacou que o período de vigência do programa deverá ir pelo menos até o final de março de 2022. A instituição ressaltou ainda que as compras serão conduzidas de maneira flexível, mas se manterão ativas até que a crise da Covid-19 seja totalmente superada. / COM AGÊNCIA ESTADO

Sabe o que é taxa de juros?

A Taxa Básica de Juros é uma ferramenta econômica que todo país utiliza para definição da sua política monetária. Ela costuma direcionar as taxas de juros usados em operações financeiras, como as cobranças em empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Além de ter uma relação íntima com os bancos, pois definem o trabalho de juros em empréstimos e investimos, essa é uma forma que o governo tem de controlar a política monetária como um todo.

Por meio da variação do seu valor, um país pode incentivar o consumo ou desaquecer o mercado. Essa é, afinal, uma forma de manter a inflação controlada, como veremos na parte final deste texto.

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais