Finanças Pessoais

Baixe a planilha para controle de finanças e investimentos da Mais Retorno e cuide melhor do seu dinheiro

É importante cuidar melhor do seu dinheiro para atingir objetivos de curto a longo prazo. Para isso utilize a planilha controle de finanças e investimentos.

Data de publicação:14/12/2021 às 17:35 - Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Manter a organização financeira pessoal é o passaporte para que você tenha uma vida mais equilibrada e tranquila. Para isso, é preciso foco, coragem e mudança de hábitos. A planilha controle de finanças e investimento da Mais Retorno te ajuda nesse processo, assim você cuida melhor do seu dinheiro e fica no controle dos seus ativos na carteira de investimentos.

Planilha de Controle Financeiro e Investimentos

A importância de cuidar melhor do seu dinheiro

Uma boa organização financeira pessoal permite que você mantenha as contas em dia, poupe dinheiro e acompanhe seus gastos diariamente.

O principal motivo para você cuidar do seu dinheiro melhor é poder alcançar seus objetivos traçados e realizar seus sonhos. Por isso, é fundamental que evite algumas situações, como:

  • Contas atrasadas;
  • Dívidas em excesso;
  • Parcelamentos longos;
  • Falta de mapeamento sobre planos futuros;
  • Falta de planejamento;

Em resumo, a importância do acompanhamento dos fluxos de entrada e saída de recursos que podem impactar de maneira significativa nos seus objetivos.

Uma boa organização financeira pessoal garante uma vida mais tranquila no presente e permite a realização de planos no futuro. E é importante dizer que: mesmo grandes investidores precisam ser bons poupadores.

Mas afinal, como assumir o controle da vida financeira?

Como assumir o controle do seu dinheiro

É importante que você entenda que nenhum planejamento financeiro vai funcionar, se você não começar a ter o controle do seu dinheiro. Entre outras palavras, você precisa registrar receitas, gastos, entradas e saídas mensais. Além disso, é fundamental definir de que forma seu dinheiro vai ser gasto e investido.

Com a planilha controle de finanças e investimentos da Mais Retorno, você consegue entender onde seu salário está sendo gasto, traçar metas para poupar e diminuir os gastos desnecessários, além disso, você pode fazer uma distribuição melhor dos gastos essenciais, supérfluos e suas aplicações financeiras. 

Para te ajudar a assumir o controle do seu dinheiro, você precisa:

  • Desenvolver uma inteligência emocional nas finanças;
  • Entender sobre economia nos gastos essenciais;
  • Dar o primeiro passo em direção a organização;
  • Planejar melhor seus gastos dentro do salário;
  • Montar uma reserva de emergência;
  • Aprender a viver com menos.

Até alguns anos atrás, os poupadores mais excessivos guardavam e acompanhavam as suas despesas dentro de agendas e anotações, juntando semanalmente vários recibos e comprovantes de compras para depois registrar para onde estava indo cada centavo que saiam dos seus bolsos.

Como o avanço e popularização da internet, diferentes ferramentas foram criadas para auxiliar no controle das finanças, entre elas aplicativos, sites e ferramentas focadas em auxiliar no acompanhamento das despesas pessoais.

O maior problema é que essas ferramentas ficaram cada vez mais complexas e cada vez menos acessíveis para o poupador de primeira viagem, que ainda está dando os seus primeiros passos no mundo do “investidor poupador”.

5 Dicas para controlar as finanças e investimentos

Agora que você entendeu a importância de cuidar melhor do seu dinheiro e assumir o controle dele, chegou o momento de aprender a manter o foco, mudar seus hábitos e controlar suas finanças e investimentos. Confira 5 dicas:

1. Crie objetivos claros

Para manter o foco na organização financeira pessoal, você precisa visualizar onde quer chegar, ou seja, você deve definir com clareza seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos de curto prazo, em geral, devem ser concluídos em até um ano, por exemplo fazer uma viagem, uma pós-graduação, entre outros.

As metas de médio prazo precisam ser atingidas em até cinco anos. Por exemplo, comprar um carro.

Já os planos de longo prazo podem perdurar por 10 anos ou mais, como adquirir um imóvel, alcançar a independência financeira, etc.

O importante é definir claramente seus objetivos para que você encontre automotivação para se manter focado e com disciplina.

2. Controle seus gastos diariamente

Para se tornar financeiramente organizado, você deve fazer um mantra para evitar cair em compras tentadores. Evite gastar dinheiro com gastos desnecessários.

Além disso, você precisar tirar um tempo diariamente para acompanhar e controlar sua planilha de finanças. Confira seu orçamento, saldos e reveja se tudo está dentro dos planos semanais e mensais.

Também é importante utilizar esse tempo para organizar suas contas, pagar boletos e manter seu planejamento financeiro organizado.

3. Divida seus objetivos para se manter motivado

Essa dica é válida, principalmente para os objetivos de médio e longo prazo. É importante se manter motivado para atingir essas metas. Pensando nisso, divida os objetivos em metas menores.

Se a meta é juntar R$ 40.000 para comprar um carro e você só tem 4 mil reais, divida o restante em quatro metas menores de R$ 8 mil, com prazos realistas. Por exemplo, cada mini meta ser alcançada por ano.

Com isso, você não desanima e mantém disciplina e o foco para cumprir seu objetivo.

4. Invista no mercado financeiro

Para organizar sua vida financeira, é importante saber poupar. O mercado financeiro tem diversas oportunidades de investimentos para começar a fazer seu dinheiro render.

O primeiro passo é descobrir qual é o seu perfil de investidor. Aqui na Mais Retorno temos um teste EXCLUSIVO e GRATUITO, acesse aqui

Mas basicamente existem três perfis: conservador, moderado e agressivo. O perfil do investidor é classificado conforme a predisposição de aceitar riscos ou não.

Não comece a investir sem entender que tipo de investidor você é. A partir daí, poderá escolher os melhores investimentos que serão adequados ao risco que está disposto a correr com seu dinheiro.

Busque entender quais ativos mais se adequam ao seu perfil e monte uma carteira diversificada. Afinal, não podemos colocar todos os ovos em uma única cesta. 

Também é fundamental escolher os investimentos que estejam alinhados com suas metas. Por exemplo, se o objetivo é comprar um carro daqui 3 anos, você pode escolher uma LCA ou LCI pré-fixada. Mas se a meta é montar uma reserva de emergência, a melhor escolha é um investimento de baixo risco e boa liquidez.

5. Baixe a planilha para controle de finanças e investimentos da Mais Retorno.

Por demanda de muitos leitores, preparamos uma planilha bastante intuitiva e totalmente gratuita. A planilha possibilita o acesso a diferentes períodos de tempos da sua história financeira, permitindo que você tenha o conhecimento mês a mês dos seus hábitos de gastos.

As informações lançadas na planilha gerarão gráficos de evolução da sua vida financeira, proporcionando um acompanhando mais detalhado do seu percurso.

Veja com mais detalhes a tela principal:

Conhecendo a planilha

  • FLUXO

A categoria Fluxo é a mais importante categoria da planilha. Nela ficam visíveis os campos de receitas e despesas do mês selecionado.

O poupador que consegue manter um fluxo onde o seu saldo final no mês seja positivo, consegue um ótima sobra para investir. Quando maior o saldo final, maior será a reserva que irá contribuir para a evolução dos investimentos. Um saldo negativo representa um ponto de atenção muito relevante para aquele mês.

Evolução no ano

O gráfico de evolução de ano apresenta o resultado mês a mês da sua planilha. Seu objetivo é demonstrar os meses em que as suas receitas foram superiores ou inferiores aos meses anteriores.

Na evolução do patrimônio possuímos uma das telas mais legais da planilha. Aqui conseguimos coletar informações do nosso passado financeiro, como também ter um termômetro das dívidas futuras.

Perceba que a pessoa no exemplo terá problemas financeiros depois do mẽs de Agosto, já que a suas receitas (em azul) finalizaram, entretanto, as despesas financeiras (em vermelho) continuam no mesmo patamar.

Felizmente essa pessoa, enquanto ainda tinha uma renda, conseguiu gerar uma reserva financeira (em amarelo) com o passar do tempo.

Divisão de despesas 

Na categoria divisão de despesas encontramos a demonstração da distribuição dos seus gastos, mostrando os seus principais custos e também os pontos de maior atenção

É muito importante ficar atento à evolução desse gráfico. Uma distribuição onde uma das colunas menos importante esteja superior às demais pode apresentar sérios riscos para o poupador.

Os principais autores do campo das finanças pessoais, levantam a importância de evitar que os custos com moradia superem 50% da despesas, por exemplo. Pois em qualquer problema com a fonte de receita, a pessoa não poderá reduzir esse custo de forma rápida.

Preenchendo a planilha

  • RECEITAS

Para adicionar uma receita, você precisará clicar sobre a aba “RECEITAS” e adicionar a sua receita dentro daquele mês.

Para adicionar o campo de Receita e construir o seu gráfico.

Primeiro acesse a aba “Receitas” e adicione a descrição daquela receita, a data, a situação e o valor daquela entrada, assim como informado na imagem abaixo.

DESPESAS

Para adicionar uma despesa, você precisará clicar sobre a aba “DESPESAS” e adicionar a sua despesa dentro daquele mês.

Acesse a aba “DESPESAS” e adicione a nome daquela despesa, a data, a classe e o valor que foi gasto.

BÔNUS - Lista de investimentos

Como o DNA do Mais Retorno é voltado aos investimentos, não poderíamos deixar passar a oportunidade dos nossos leitores realizarem um melhor acompanhamento das suas aplicações financeiras dentro da mesma planilha.

Por isso, além da composição de controle financeiro, também adicionamos uma parte da planilha para acompanhamento e verificação da evolução do patrimônio investido.

Quanto maior for o seu hábito de investir, menor será o tempo para você atingir os seus objetivos.

A importância do acompanhamento e registro dos seus custos é mais do que crucial para obter um resultado exemplar lá na frente. Então não tenha medo de ser a pessoa que acompanha as suas despesas na ponta do lápis.

O você do futuro irá agradecer muito por todo o esforço.

Principais desafios para organizar sua vida financeira

Mesmo com todas essas dicas, muitas pessoas sentem dificuldade em organizar suas finanças. Os principais motivos são:

  • Falta de planejamento;
  • Falta de educação financeira;
  • Endividamento excessivo;
  • Falta de controle do orçamento;
  • Uso de crédito de forma irresponsável;
  • Falta de hábito de poupar dinheiro;
  • Padrão de vida incompatível com suas receitas.

Além disso, pode acontecer fatores externos como crise econômica, redução salarial, entre outros. Mas é possível superar esses desafios, se você colocar foco, disciplina e determinação.

O seu comprometimento com a organização financeira pessoal vai ser determinando para você obter sucesso nos seus objetivos. O planejamento e o controle de suas finanças devem se tornar uma prioridade na sua vida.

Baixe a planilha controle de finanças e investimentos da Mais Retorno e comece agora mesmo a organizar sua vida financeira.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
SG&A

SG&A

O que é SG&A? SG&A é uma abreviação para Selling General & Administrative Expense. Em tradução livre para o Português, o termo significa despesas administrativas de...

  CONTINUAR LENDO