Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Foto: envato
Economia

Anfavea: produção de veículos cai 21,3% em setembro ante o mesmo período de 2020

Ausência de semicondutores mantém várias linhas de produção paradas

Data de publicação:06/10/2021 às 11:38 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Ainda fortemente impactada pela falta de peças que paralisa grande parte das linhas de montagem, a indústria automobilística registrou queda de 21,3% na produção de veículos em setembro ante o resultado do mesmo mês do ano passado.

O balanço do período foi divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Anfavea, entidade que representa as montadoras. No total, 173,3 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, um resultado 5,6% superior ao número de agosto.

Foto: Divulgação
Várias linhas de montagem seguem paralisadas pela falta de semicondutores, o que impactou na queda das vendas da indústria automobilística em setembro - Foto: Fiat/Divulgação

No acumulado do ano, a produção ainda mostra resultado positivo, com crescimento de 24% em relação aos nove primeiros meses de 2020.

De janeiro a setembro, a indústria automotiva produziu 1,649 milhão de veículos. Como, na chegada da pandemia, a indústria parou completamente em abril do ano passado, a base de comparação é fraca. Agora, as fábricas de automóveis param porque estão sem peças, principalmente componentes eletrônicos.

Vendas

Como consequência, faltam carros nas revendas, de modo que as vendas, embora exista demanda, caíram 25,3% em setembro ante o mesmo período de 2020.

Os 155,07 mil veículos vendidos no mês passado, na soma de todas as categorias, ficaram 10,2% abaixo do total registrado em agosto.

Desde o início do ano, o total vendido chega a 1,577 milhão de veículos, 14,8% a mais do que nos nove primeiros meses de 2020.

É importante ressaltar que as restrições da pandemia, incluindo o fechamento de concessionárias em grandes mercados consumidores entre abril e maio, derrubaram as vendas de carros no ano passado.

Exportações

Do lado das exportações, que têm a Argentina como principal destino, o balanço foi negativo em setembro, com queda de 22,5% contra o mesmo mês de 2020 e de 19,7% na variação mensal.

As montadoras embarcaram 23,64 mil veículos em setembro, levando o total exportado desde janeiro para 276,98 mil unidades: crescimento de 33,8%.

Emprego

O levantamento da Anfavea mostra ainda que a indústria de veículos fechou 54 mil vagas em setembro, empregando no fim do mês 102,96 mil pessoas.

Tratores e máquinas de construção

A exemplo do que acontece desde o balanço relativo a janeiro, a Anfavea segue sem divulgar os resultados dos fabricantes de tratores e máquinas de construção, também sócios da entidade.

Em razão do desligamento da John Deere da associação, a entidade vem revisando toda a série estatística do setor. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados