Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Zona Franca

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/03/2019 às 20:24 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a zona franca?

Sob o ponto de vista econômico, Zona Franca é um termo usado para designar uma área onde, para motivar a instalação de companhias e incentivar o desenvolvimento econômico e comercial, um governo oferece regimes fiscais diferenciados.

Para tanto, as zonas francas se localizam fora de grandes metrópoles. Afinal, estas não precisam de qualquer incentivo para serem povoadas empresarialmente, concorda?

As principais vantagens oferecidas dizem respeito às taxas alfandegárias, que reduzem ou isentam a tributação sobre importações e/ou exportações (a depender da política adotada por cada país).

O conceito de zona franca é amplamente difundido pelo mundo, contando com áreas do tipo no Brasil, Portugal e França, entre outros países.

Para que serve uma zona franca?

Que as zonas francas são estrategicamente interessantes sob o ponto de vista das empresas, já deve ficado claro. Afinal, pagar menos impostos é sempre bem-vindo, não é?

Discutiremos mais acerca das vantagens da constituição de uma zona franca para as companhias, mas antes precisamos compreender o porquê dos governos adotarem políticas como essa.

A verdade é que, em geral, as zonas francas são constituídas em regiões onde a atividade empresarial (de produção e/ou comércio) não se desenvolve com a mesma facilidade de que nos grandes centros.

Acreditando que a ocupação da área por companhias pode ser benéfica, se decide incentivar a sua concretização.

Mas atenção! Não basta que a zona franca seja vantajosa apenas para uma pequena localidade. É importante que ela traga resultados também para o seu estado e até o seu país como um todo.

De certa forma, a zona franca é uma espécie de produto em liquidação. Não porque valha menos, mas porque se enxerga uma maneira de lucrar mais com ela ao se incentivar a compra (ou, mais precisamente nesse caso, a instalação).

Então, da mesma forma que os lojistas fazem com você quando querem te levar à comprar um produto, o governo dá descontos à companhia. Em troca, ele recebe uma nova área de intensas trocas comerciais e movimentação financeira, gerando empregos e renda para a população local.

Mas é importante frisar: o “desconto” não dura para todo o sempre! Mesmo que possua prazos que podem chegar a algumas décadas, a instituição das zonas francas é feita com data final para o encerramento dos benefícios.

Para a Zona Franca de Manaus, por exemplo, esse prazo inicialmente ia até 1997. Em seguida, foi prorrogado até 2003, depois, 2023 e agora chegará à 2073.

Quais são as vantagens de se criar uma zona franca?

Além da Zona Franca de Manaus, o Brasil conta também com a Zona Franca Verde.

Abrange o território do Acre, Amapá (parcialmente, apenas no que diz respeito à Área de Livre Comércio de Macapá e Santana), Amazonas, Rondônia e Roraima.

Vamos usar os incentivos oferecidos na Zona Franca Verde para ilustrar como os governos podem definir regras diferenciadas para a zona franca.

Na Zona Franca Verde, as empresas que realizam importações contam com a suspensão do imposto de importação, assim como do imposto sobre produtos industrializados (IPI).

Já para os exportadores, há a isenção do imposto de exportação, do IPI e do PIS/PASEP e COFINS.

A compra de produtos nacionais, por fim, é contemplada com isenção sobre IPI, PIS/PASEP e COFINS e a redução de 75% do Imposto de Renda na área conhecida como Amazônia legal.

Quais as principais zonas francas existentes atualmente, no Brasil e no mundo?

Entre os países que comportam zonas francas, pode-se citar como exemplo: Portugal, França e Espanha (na Europa), Coreia do Sul, China e Singapura (na Ásia) e Panamá, Chile e Brasil (na América).

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados