Open Nav Logo Mais Retorno

YoY – Year Over Year

O que é o Year Over Year (YoY)?

Conhecido como Year over Year, Taxa Homóloga ou Taxa de Variação Homóloga, o YoY é, basicamente, um cálculo com a finalidade de comparar variáveis de um período do ano com o mesmo período no ano anterior (como entre agosto de 2019 e agosto de 2018).

Os seus resultados são apresentados em forma de percentual, como vemos nos telejornais: “o preço da gasolina subiu em x% se comparado com x período do ano passado".

Esse e outros exemplos do seu uso fazem parte do nosso dia a dia e nos ajudam a compreender as movimentações do mercado e suas atualizações, entre outros pontos.

Mas, afinal, é fundamental compreendermos quem mais utiliza o YoY, como é calculado e outras exemplificações de suas aplicações. Vamos lá?


Como o Year Over Year (YoY) é utilizado?

Devido sua finalidade comparativa, o YoY é eficiente para trazer profundidade às análises, além de proporcionar uma interpretação de resultados e o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para futuras tomadas de decisões.

O seu uso é frequente em instituições como meios de comunicação (jornais, revistas etc.), empresas, governo e indústria, a fim de encontrarem dados efetivos que informem e/ou sirvam como parâmetros.

Isso porque, se trouxermos o YoY para a nossa própria vida, somos também capazes de refletir sobre o seu desenvolvimento - como essa entidades fazem.

Se a sua intenção, por exemplo, é se tornar um exímio batedor de pênaltis, a quantidade de chutes convertidos é muito importante para mensurar o seu progresso na atividade.

Se em janeiro de 2018 você era capaz de converter 8 de cada 10 chutes, enquanto em janeiro de 2019 esse valor caiu para 5 em cada 10, se entende que o seu treinamento não está sendo efetivo.

O contrário também acontece: se em 2019 você converte 9 em cada 10, significa que a prática de um ano trouxe resultados.

No caso dos agentes que citamos acima, como os maiores utilizadores do YoY, indicadores mais abrangentes são alvos da sua comparação.

Pois é, não importa quantos pênaltis você converteu no último campeonato de bairro do qual você participou, é mais provável que o jornal prefira noticiar as variações no PIB. Faz parte…

Como o Year Over Year (YoY) é calculado?

O cálculo do YoY pode variar de acordo com o indicador (IDH, PIB, Balança Comercial, índices de desemprego, índices de oferta e procura e mais) que busca comparar.

Porém, podemos dizer que há uma fórmula básica para aplicarmos e chegarmos a um percentual. Veja:

  • (Período de tempo atual - Período de tempo passado) / Período de tempo passado x 100 = YoY

Ou seja:

  • (Pênaltis convertidos em 2019 – pênaltis convertidos em 2018) ÷ pênaltis convertidos em 2018 x 100 = YoY.

Exemplos da aplicação do Year Over Year (YoY) na mídia

O YoY é direcionado, principalmente, para a macroeconomia, trabalhando com grandes dados e comparativos. Mas nada impede que ele seja usado no seu dia a dia!

Desde a comparação de ganhos, dos frutos de uma plantação, dos preços dos seus produtos favoritos e até da conversão de pênaltis (!), ele pode ampliar o seu olhar e aprimorar os seus planos.

De hoje em diante, sempre que ler reportagens como as do trecho a seguir, você saberá que foram embasadas pelo YoY:

“No total, o volume de vendas da Black Friday, de quinta a domingo, representou um crescimento de 11,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2017 o crescimento foi de 8,8%, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).” – Exame

“O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais, repetindo o avanço registrado em 2017, quando o PIB também avançou 1,1%.” - G1.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados