Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Yield on Cost

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/10/2019 às 19:12 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Yield on Cost?

Yield on Cost é um indicador financeiro que mostra a relação entre os dividendos de uma empresa divididos por ação, considerando o custo de mercado da ação, encontrando uma relação direta entre o lucro distribuído aos acionistas e o custo de participar dessa empresa.

Essa é uma ferramenta importante para os investidores na medida em que permite traçar um panorama mais completo sobre a lucratividade de investir em uma empresa pensando nos seus dividendos do que olhar apenas para o valor total distribuído.

Em português, Yield on Cost pode ser traduzido para algo como "rendimento no custo" — custo esse que, como você viu, é o preço de comprar a ação de determinada organização.

Como calcular o Yield on Cost?

 

O cálculo do Yield on Cost é extremamente simples e você provavelmente não terá dificuldades de entendê-lo. Em primeiro lugar, você precisa de apenas duas informações:

  • O valor pago pela empresa de dividendos por ação
  • O custo da ação no momento de compra

Como mencionamos no tópico anterior, o cálculo do Yield on Cost consiste na divisão dos dividendos por ação pelo custo de compra.

Para um entendimento mais prático, suponha que você tenha comprado ações da Petrobrás por R$15 alguns anos atrás, quando a empresa ainda passava pelo seu período de recuperação após alguns escândalos divulgados.

Agora, já em 2019, considere, apenas hipoteticamente, que a empresa esteja distribuindo seus dividendos de R$0,90 por ação.

Como você já sabe, basta dividir o valor dos dividendos pelo custo de compra para encontrar o Yield on Cost. Ou seja, dividimos 0,85/15, encontrando o resultado de 0,06 — ou, se preferir, 6%.

Como funciona o Yield on Cost?

Agora que você entendeu o cálculo do Yield on Cost, deve ter percebido que ele retrata a relação direta entre o lucro obtido por real investido naquele determinado ativo financeiro.

Esse indicador permite, por exemplo, que alguém acompanhe a evolução dos dividendos de uma empresa ao longo do tempo. É comum que, em casos de aumento dessa distribuição, essa ferramenta de cálculo apresente altas rentabilidades — especialmente para compradores antigos, com preços menores do que os apresentados ao mercado atual.

No entanto, nesse caso, as contas de lucratividade e rentabilidade devem considerar também o fator tempo e a desvalorização do dinheiro por conta de inflação, por exemplo.

De qualquer forma, não deixa de ser mais uma técnica de avaliação disponível para os investidores, ainda que tenha suas limitações, como veremos a seguir.

Quais as limitações do Yield on Cost?

Como é comum com qualquer tipo de cálculo, usar do Yield on Cost isoladamente para avaliar se vale ou não a pena investir em ações de uma determinada empresa é sempre um risco.

Isso porque, como a fórmula é focada apenas em dois fatores (dividendos pagos por ação e preço de compra médio), ela não considera uma série de situações sobre as quais empresas no mercado de capitais estão expostas.

Uma organização, por exemplo, pode reter dividendos em um primeiro momento para expandir suas atividades e, posteriormente, colher frutos que serão divididos aos acionistas. Desta forma, o lucro distribuído pode crescer no passar dos anos e o cálculo não mostra esse cenário de forma alguma.

Além disso, se você olhar para o Yield on Cost dessa empresa hipotética hoje, ele será baixo. No entanto, existe um grande potencial de crescimento que pode gerar muito valor ao acionista no longo prazo, algo que a fórmula não consegue mostrar.

Ou seja, o Yield on Cost é sim uma boa ferramenta para análise de ações e do pagamento de dividendos, mas deve ser utilizada sempre em conjunto com outros indicadores e informações para uma tomada de decisão correta e orientada para o longo prazo.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados