Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

VPLa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/11/2019 às 20:37 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é VPLa?

VPLa é a abreviação para Valor Presente Líquido Anualizado. Essa é mais uma metodologia utilizada por investidores na avaliação de ativos e projetos. O seu objetivo é entender se o investimento vale ou não a pena pensando no longo prazo e na sua rentabilidade.

A realidade é que existem diversos formatos de ativos financeiros. Cabe sempre ao dono do capital decidir entre as melhores opções e, para isso, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas para comparar o retorno oferecido pelo investimento versus o seu risco.

Uma dessas ferramentas é justamente o Valor Presente Líquido Anualizado. O conceito é muito semelhante ao Valor Presente Líquido tradicional. Antes de seguirmos com o texto, vamos refrescar a memória sobre ele

O que é Valor Presente Líquido?

 

Antes de entrar no mérito especificamente sobre o VPLa, talvez valha refrescar a memória sobre um conceito fundamental para o seu entendimento. Estamos falando, afinal, do próprio Valor Presente Líquido.

Essa é a forma que um investidor tem de trazer fluxos de caixa futuros para o presente (considerado como ano zero), aplicando o desconto dos custos de capital (essa taxa é responsável por aplicar o fator tempo no valor do dinheiro).

A partir desse cálculo, pode-se tomar uma decisão sobre se vale a pena ou não realizar um determinado investimento.

E o VPLa?

Já quando se fala especificamente sobre Valor Presente Líquido Anualizado, o objetivo segue o mesmo. Trata-se de uma variação dessa metodologia, transformando esses fluxos de caixa futuros de maneira uniforme, isto é, nivelando anualmente os ganhos.

Essa variação é importante na medida em que o VPL convencional pode ser muito útil para projetos de curto prazo, mas não apresenta informações tão claras e decisivas em períodos maiores.

Isso acontece justamente em função do foco do fluxo de caixa. No Valor Presente Líquido tradicional, tudo é trazido para o ano zero (momento inicial do projeto). Já no VPLa, o método vai distribuir esses valores de maneira anual.

Em outras palavras, portanto, o Valor Presente Líquido Anualizado é responsável por trazer os ganhos de caixa anuais de um projeto ou investimento. Ou seja, o seu resultado traz a análise direta sobre a lucratividade do mesmo, mas aplicada por período (algo que não acontece no VPL convencional).

Como calcular o VPLa?

O cálculo do VPLa é um tanto complexo e, portanto, você precisará usar de uma calculadora ou de uma planilha como o Excel para facilitar a sua vida.

Em primeiro lugar, você deve encontrar o valor do Valor Presente Líquido tradicional. A partir disso, não divida pelo período total do projeto. Há uma fórmula específica para isso e ela está a seguir:

Para facilitar o entendimento, a legenda está abaixo:

  • VPL = Valor Presente Líquido (convencional)
  • i = Taxa de juros empregada sobre o capital
  • n = Período de duração da análise

Como interpretar o VPLa?

Em termos de análise do resultado do VPLa, ela não se distingue muito do que é feito com a sua versão tradicional da ferramenta. Ou seja, o intuito segue o mesmo: entender se o retorno é positivo, neutro ou negativo.

O cenário ideal é que esse resultado seja positivo. Isso indica que o retorno financeiro é superior à taxa de capital empregada, dando sinal verde para que o investidor participe daquele projeto.

Por outro lado, um resultado negativo representa que esse investimento não vale a pena: os ganhos serão inferiores aos custos. Neste caso, é melhor ficar de fora.

Por fim, ainda é possível que o resultado seja exatamente zero. Isso significa uma igualdade entre a lucratividade e os custos. Não é o cenário ideal, mas não impede que o investidor faça o emprego do seu capital nessa situação.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados