Open Nav

Volume de Negócios

O que é Volume de Negócios

Volume de Negócios é o total de transações (compra e venda de ativos) em um certo período como: um dia, um mês, um ano. Podemos acompanhar o volume de negócios de ações, opções, títulos públicos e privados, contratos futuros e qualquer tipo de commodities.

Na contabilização do volume de negócios, levamos em consideração todas as transações. Veja um exemplo.

Imagine que existam dois investidores ativos no mercado, João e Antonio. João vende 500 ações da empresa ABC e compra 250 ações da empresa DEF. Antonio compra as 500 ações vendidas por João e ainda compra 250 ações da empresa GHI. No total, o volume de negócios é:

Volume de Negócios = 1 negócio entre João e Antonio + 1 negócio de João + 1 negócio de Antônio = 3

Observe que as ações da empresa ABC passaram de mãos, de João para Antonio. Então, esse negócio não é contabilizado duas vezes.

Além de observar o volume de negócios total em certo período, também é possível observar o volume de negócios médio, considerando vários períodos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Contabilização do volume de negócios

Cada bolsa de valores rastreia e divulga dados sobre o volume de negócios. É possível acompanhar esses dados por dia e até mesmo por hora. Porém, é importante notar que os dados divulgados hora a hora, assim como no final do dia corrente, são apenas estimativas. O volume de negócios real é divulgado no dia seguinte.

Em geral, o volume de negócios tende a ser mais alto próximo aos horários de abertura e fechamento da bolsa de valores, e também às segundas e sextas-feiras. Por outro lado, ele tende a ser mais baixo no horário de almoço e nas vésperas de feriados.

O que o volume de negócios significa

O volume de negócios aponta para o nível de atividade e, portanto, liquidez no mercado. Porém, não é apenas isso que você pode descobrir olhando para esse indicador. Ele é bastante utilizado em análises técnicas.

Um exemplo é o caso das opções. Elas são uma espécie de seguro que o investidor pode adquirir quando quer proteger seus ativos principais, quando não tem certeza do desempenho que eles vão apresentar.

Portanto, quando o volume de negócios com opções aumenta, por exemplo, pode ser um sinal de que os investidores estão hesitantes em relação à direção do mercado.

O aumento no volume de negócios também pode indicar que há um crescente interesse, indicando um mercado em ascensão. Aí pode existir uma janela de oportunidade para investir. Se houver aumento no preço de um ativo acompanhado de queda no volume de negócios, por outro lado, o cenário é de baixo interesse.

Vale ainda ressaltar que mudanças no preço (alta ou queda) com baixo volume de negócios não chegam a ser um sinal de grande importância. O sinal de um movimento em andamento no mercado é mais forte quando a mudança no preço (novamente, alta ou queda) é acompanhada por um alto volume de negócios.

Alguns fatos interessantes sobre o volume de negócios

Antes de encerrar, confira alguns fatos interessantes sobre o volume de negócios.

Em primeiro lugar, uma pesquisa de 2017 do banco J.P. Morgan revelou que, no mercado estadunidense, 60% do volume de negócios geral estava associado aos investimentos baseados em transações desenvolvidas com a ajuda de algorítimos computacionais e realizadas por meio de máquinas com inteligência artificial.

Enquanto isso, o estudou demonstrou que apenas 10% do volume de negócios estava associado a investidores fundamentalistas, escolhendo e negociando seus ativos "à moda tradicional".

Em segundo lugar, em 2019, a bolsa de valores B3 registrou um recorde histórico. Do primeiro pregão do ano até o dia 17 de Junho, a média foi de R$13,9 bilhões em volume de negócios por dia. Esse número representa um crescimento de 29,1% em relação a 2018. É o quarto ano consecutivo de crescimento.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados