Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Volume de Negócios

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/08/2019 às 20:05 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Volume de Negócios

Volume de Negócios é o total de transações (compra e venda de ativos) em um certo período como: um dia, um mês, um ano. Podemos acompanhar o volume de negócios de ações, opções, títulos públicos e privados, contratos futuros e qualquer tipo de commodities.

Na contabilização do volume de negócios, levamos em consideração todas as transações. Veja um exemplo.

Imagine que existam dois investidores ativos no mercado, João e Antonio. João vende 500 ações da empresa ABC e compra 250 ações da empresa DEF. Antonio compra as 500 ações vendidas por João e ainda compra 250 ações da empresa GHI. No total, o volume de negócios é:

Volume de Negócios = 1 negócio entre João e Antonio + 1 negócio de João + 1 negócio de Antônio = 3

Observe que as ações da empresa ABC passaram de mãos, de João para Antonio. Então, esse negócio não é contabilizado duas vezes.

Além de observar o volume de negócios total em certo período, também é possível observar o volume de negócios médio, considerando vários períodos.

Contabilização do volume de negócios

Cada bolsa de valores rastreia e divulga dados sobre o volume de negócios. É possível acompanhar esses dados por dia e até mesmo por hora. Porém, é importante notar que os dados divulgados hora a hora, assim como no final do dia corrente, são apenas estimativas. O volume de negócios real é divulgado no dia seguinte.

Em geral, o volume de negócios tende a ser mais alto próximo aos horários de abertura e fechamento da bolsa de valores, e também às segundas e sextas-feiras. Por outro lado, ele tende a ser mais baixo no horário de almoço e nas vésperas de feriados.

O que o volume de negócios significa

O volume de negócios aponta para o nível de atividade e, portanto, liquidez no mercado. Porém, não é apenas isso que você pode descobrir olhando para esse indicador. Ele é bastante utilizado em análises técnicas.

Um exemplo é o caso das opções. Elas são uma espécie de seguro que o investidor pode adquirir quando quer proteger seus ativos principais, quando não tem certeza do desempenho que eles vão apresentar.

Portanto, quando o volume de negócios com opções aumenta, por exemplo, pode ser um sinal de que os investidores estão hesitantes em relação à direção do mercado.

O aumento no volume de negócios também pode indicar que há um crescente interesse, indicando um mercado em ascensão. Aí pode existir uma janela de oportunidade para investir. Se houver aumento no preço de um ativo acompanhado de queda no volume de negócios, por outro lado, o cenário é de baixo interesse.

Vale ainda ressaltar que mudanças no preço (alta ou queda) com baixo volume de negócios não chegam a ser um sinal de grande importância. O sinal de um movimento em andamento no mercado é mais forte quando a mudança no preço (novamente, alta ou queda) é acompanhada por um alto volume de negócios.

Alguns fatos interessantes sobre o volume de negócios

Antes de encerrar, confira alguns fatos interessantes sobre o volume de negócios.

Em primeiro lugar, uma pesquisa de 2017 do banco J.P. Morgan revelou que, no mercado estadunidense, 60% do volume de negócios geral estava associado aos investimentos baseados em transações desenvolvidas com a ajuda de algorítimos computacionais e realizadas por meio de máquinas com inteligência artificial.

Enquanto isso, o estudou demonstrou que apenas 10% do volume de negócios estava associado a investidores fundamentalistas, escolhendo e negociando seus ativos "à moda tradicional".

Em segundo lugar, em 2019, a bolsa de valores B3 registrou um recorde histórico. Do primeiro pregão do ano até o dia 17 de Junho, a média foi de R$13,9 bilhões em volume de negócios por dia. Esse número representa um crescimento de 29,1% em relação a 2018. É o quarto ano consecutivo de crescimento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados