Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés de Resultado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/09/2019 às 14:28 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés de Resultado?

É chamado de viés de resultado (ou outcome bias) a tendência mental humana de julgar a qualidade de uma ação ou estratégia de acordo com o resultado obtido.

Parece loucura chamar isso de viés, certo? Afinal, o viés é uma falha no processamento de dados, informações e realidade em geral, que cria análises distorcidas do contexto, e o que narramos no parágrafo anterior é puro controle de eficácia, na sua opinião.

Pois é, parte da “pegadinha” dos vieses é que eles até fazem sentido, de certo modo - e por isso caímos tão facilmente neles.

No caso específico do viés de resultado, o grande problema está na diferença entre o julgamento feito quando a decisão é tomada e quando o resultado se concretiza.

Por exemplo, vamos supor que um grande amigo te diga que apostou todo o dinheiro que tinha na loteria. O mais provável é que a sua primeira reação seja classificar a ação como imprudente, desequilibrada e irresponsável. Fazer o mesmo? Nem se estivesse louco.

Mas aí ele te confessa que, com isso, acaba de ficar milionário… E o que antes era uma conduta condenável se torna uma conduta ousada e atrevida - no mínimo, admiravelmente corajosa.

O que mudou a sua opinião? O resultado. Pela razão, sabemos que gastar todas as suas economias na Mega-Sena é tudo, menos recomendável. No entanto, de acordo com esse resultado do seu amigo, você se torna até mais receptivo a esse tipo de “loucura”.

Qual é a relação entre o viés de resultado e o viés de retrospectiva? É a mesma coisa?

Se você já leu o nosso artigo sobre viés de retrospectiva, é possível que tenha uma nova dúvida para solucionar: não seria o viés de resultado apenas um viés de retrospectiva? A resposta é não, mas os dois possuem uma relação muito importante e é sobre isso que falaremos neste tópico.

Para quem não sabe, o viés de retrospectiva é descrito como a tendência humana de reinterpretar os acontecimentos depois que os mesmos já aconteceram, por vezes através de falsas memórias e supervalorização da interpretação pessoal do fato enquanto ele se desenrolava.

Realmente, é uma descrição muito similar a do viés de resultado. No entanto, esses dois possuem uma diferença vital.

O foco do viés de retrospectiva é alterar como percebemos a nossa capacidade de prever os fatos. Se aplicado ao caso da loteria que narramos no tópico anterior, ele nos faria acreditar que sempre vimos a atitude do amigo como positiva e que já sabíamos que ia dar certo.

Já o foco do viés de resultado não é alterar o que nos lembramos de ter pensado sobre essa atitude: é alterar o que pensamos sobre essa atitude agora.

Nele, o resultado, embora não mude o caráter da ação, muda como a percebemos.

Percebe a diferença?

Ainda assim, não é de todo errado relacionar os dois vieses. Isso porque é comum que eles se retroalimentem e o próximo passo do viés de resultado seja o surgimento do viés de retrospectiva.

Ou seja, primeiro mudamos a nossa opinião, depois nos convencemos de que sempre a tivemos (lá no fundo).

Como o viés de resultado afeta as suas finanças?

No mercado financeiro, muitos são os exemplos de como o viés de resultado afeta as pessoas.

Um deles é nas relações de consumo. Para ilustrar, vamos supor que exista um produto de lavar roupas que, por conta de um componente químico, tenha o risco de corroer as peças delicadas. Você sabe disso e, portanto, considera o produto péssimo e nem pensa em comprá-lo.

Mas um amigo decide usá-lo e não tem nenhum estrago nas roupas do tipo, de modo que ele te conta a experiência. A sua opinião passa de “é um produto horrível” para mais aberta a considerá-lo. Então, você compra e o mesmo se repete: as peças delicadas saem perfeitas. Agora esse é o melhor produto do mundo na sua opinião e ninguém pode convencê-lo do contrário.

Ninguém exceto as suas roupas, que na segunda lavagem saem destruídas. Afinal, o risco continuou o mesmo - o que mudou foi a sua opinião ao longo da experiência, mais precisamente, ao longo dos resultados.

E como uma pessoa que aposta todas as economias na loteria tende a descobrir, ela nem sempre tende a corresponder à realidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados