O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é determinada por um diferencial de mercado que uma empresa tem sobre seus concorrentes. Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, ela pode ser estabelecida por melhor preço ou diferenciação no produto ou serviço.

Com uma abrangência maior, alguns pontos que podem representar vantagens para as empresas na sua presença de mercado incluem:


As cinco forças competitivas

Segundo Porter, existem cinco forças tradicionais que determinam se uma empresa possui ou não uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. São elas:

Vantagens competitivas no século 21

Um ponto que passou a ser explorado nos últimos anos é o diferencial e o valor de marca agregado aos produtos e serviços. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento constante das ferramentas de comunicação, a presença das marcas na luta por causas sociais e ambientais passaram a ser levadas em conta mais frequentemente.

Empresas que utilizam materiais recicláveis, realizam projetos sociais, tomam posições públicas com relação às lutas de minorias, por exemplo, tem visto o valor de suas ações crescerem e suas parcelas de domínio de mercado aumentarem.

Um exemplo recente é o da Gillette, que realizou uma campanha contra o machismo institucional e sistêmico. A campanha veiculada no início de 2019 gerou diversas repercussões negativas mundo afora e alguns especialistas previam uma queda significativa nas vendas e preços das ações.

A Gillette – empresa que é parte do grupo P&G – no entanto, não sofreu nenhuma perda em seus números de vendas e apresentou uma valorização de mais de dez mil pontos em seu valor na bolsa de valores, segundo dados da bolsa de Nova York.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

DLPA

O que é DLPA? DLPA é uma abreviação para a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Esse é mais um documento contábil bastante utilizado pelas empresas brasileiras,…