Open Nav

Vantagem Competitiva

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é determinada por um diferencial de mercado que uma empresa tem sobre seus concorrentes. Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, ela pode ser estabelecida por melhor preço ou diferenciação no produto ou serviço.

Com uma abrangência maior, alguns pontos que podem representar vantagens para as empresas na sua presença de mercado incluem:

  • Acesso a recursos naturais;
  • Qualificação profissional;
  • Barreiras de entrada no mercado;
  • Localização geográfica;
  • Acesso à tecnologia e informação.
Descomplicando a Bolsa de Valores

As cinco forças competitivas

Segundo Porter, existem cinco forças tradicionais que determinam se uma empresa possui ou não uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. São elas:

  • Ameaça de novos concorrentes: a entrada de novas empresas no segmento pode indicar um crescimento de mercado, com a possível implantação de novas tecnologias de produção, grupos com maior poder aquisitivo e investimentos mais altos em produção. Nesse caso, o custo de manufatura dos novos entrantes é menor e o preço de venda se tornará menor que o atual. Os novos concorrentes passarão a ter então vantagem competitiva pelo preço ofertado;
  • Poder de negociação com fornecedores: em alguns casos, os fornecedores possuem uma capacidade financeira maior que a dos produtores, logo seu poder de negociação é maior. Quando isso ocorre, as manufaturas ficam presas a fornecedores únicos e não conseguem aumentar sua margem de lucro por meio de negociação de custos;
  • Ameaça de produtos substitutos: com o desenvolvimento tecnológico o mercado vem ampliando a oferta de produtos inclusive nas categorias em que marcas únicas eram dominantes. Produtos similares de boa qualidade e que atendam a demanda dos consumidores podem representar uma ameaça àqueles que não se adaptarem às novas tendências de mercado;
  • Poder de negociação dos consumidores: similar ao poder de negociação dos fornecedores, essa força representa o caminho inverso. Quando as empresas representam um número significativo das vendas dos fornecedores, elas têm mais poder de negociação nos processos de compra, conseguindo negociar preços e prazos com maior facilidade e eventualmente trabalhando com margens de lucro maiores. Na segunda situação, a empresa consegue uma maior parcela de mercado por oferecer produtos com preços mais baixos;
  • Rivalidade entre os concorrentes: com o crescimento da concorrência, a disputa pela parcela de mercado se tornou cotidiana. Além da melhor oferta, as empresas passaram a oferecer serviços de entrega, garantias estendidas, opções de parcelamento variadas. Há também um crescimento nos investimentos em publicidade direta, indireta e estudos de marketing para análise de mercado.

Vantagens competitivas no século 21

Um ponto que passou a ser explorado nos últimos anos é o diferencial e o valor de marca agregado aos produtos e serviços. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento constante das ferramentas de comunicação, a presença das marcas na luta por causas sociais e ambientais passaram a ser levadas em conta mais frequentemente.

Empresas que utilizam materiais recicláveis, realizam projetos sociais, tomam posições públicas com relação às lutas de minorias, por exemplo, tem visto o valor de suas ações crescerem e suas parcelas de domínio de mercado aumentarem.

Um exemplo recente é o da Gillette, que realizou uma campanha contra o machismo institucional e sistêmico. A campanha veiculada no início de 2019 gerou diversas repercussões negativas mundo afora e alguns especialistas previam uma queda significativa nas vendas e preços das ações.

A Gillette – empresa que é parte do grupo P&G – no entanto, não sofreu nenhuma perda em seus números de vendas e apresentou uma valorização de mais de dez mil pontos em seu valor na bolsa de valores, segundo dados da bolsa de Nova York.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados