Open Nav Logo Mais Retorno

Valuation

O que é o Valuation?

Valuation é um termo em inglês para retratar o “Valor de uma empresa”. Se trata de um método de estudo onde profissionais do ramo buscam encontrar o valor adequado para algum ativo, no caso uma empresa.

Essa avaliação pode ser feita de muitas maneiras diferentes, onde cada profissional busca escolher o método que considera mais eficiente. Um método bastante utilizado, é o Valuation feito através da medição do fluxo de caixa.

Ao analisar o faturamento anual da empresa, profissionais estimam uma previsão de faturamento para os próximos anos, e a partir dessa estimativa e levando em consideração o histórico do fluxo de caixa da empresa, é possível chegar a um valor real de quanto vale o negócio.


Para que serve o Valuation?

Existem várias situações onde o Valuation é considerado muito importante, contudo, irei mencionar duas delas que são as principais.

Em primeiro lugar, o Valuation é necessário se o empresário está interessado em vender sua empresa.

Neste caso específico, é crucial que o Valuation seja definido, pois sem ele, existe um risco muito grande do empresário vender a empresa por um valor muito baixo e acabar perdendo dinheiro ao desvalorizar seu negócio.

Por outro lado, há o risco do empresário estipular um Valuation muito alto, e por conta disso, acabar perdendo a oportunidade de vender o seu negócio.

Outra situação onde é importante definir um Valuation adequado, seria na hora de tentar conquistar um investidor.

Para que o investidor concorde com a proposta, o Valuation precisa condizer com a performance atual da sua empresa. Outro detalhe que faz com que o Valuation seja importante neste caso, é para evitar que você como empresário ofereça uma porcentagem do seu negócio por um valor muito baixo.

Ter um Valuation adequado, ajuda o empresário a tomar decisões melhores com relação a aquisição de um novo investidor, ou na hora de vender sua empresa por um preço justo.

Qual é a melhor forma de calcular o Valuation?

Muitos empresários tentam encontrar um valor adequado para o seu negócio sozinhos, entretanto, essa atitude pode ser considerada como um erro grave.

Apesar de ser uma atividade simples, calcular o Valuation de uma empresa exige atenção e conhecimento prático, portanto, o recomendável é que você procure um profissional responsável para lhe ajudar com essa solicitação.

Existem muitas empresas no mercado que oferecem serviços de consultoria para lhe orientar no cálculo do Valuation, certamente é muito mais seguro do que realizar essa tarefa por conta própria.

Se eu não estiver interessado em vender, preciso saber o valor de mercado da minha empresa?

É recomendável. Tendo em mente qual é o valor de mercado da sua empresa, você terá condições de direcionar sua estratégia de Administração e Marketing para buscar novas oportunidades de negócio.

Negociar com outras empresas, formar parcerias é muito mais fácil quando se tem em mente o valor de mercado do seu negócio.

Com este valor definido, você terá a certeza do quanto sua empresa pode ser influente no mercado, sendo muito mais assertivo na hora de definir os segmentos de atuação, evitando assim, que sua empresa perca dinheiro por ter dado um passo maior do que a própria perna.

A existência do Valuation faz com que o empresário se torne consciente e evite tomar decisões baseadas em fatos que não são concretos.

Concluindo o raciocínio, o Valuation é, em termos leigos, um conceito que representa o valor da sua empresa. Quando alguém lhe perguntar: “Qual é o Valuation da sua empresa?” Significa que este indivíduo quer saber qual é o valor de mercado atual do seu negócio.

Um termo simples, que ao conhecê-lo, você poderá mudar completamente a rotina da sua empresa. Agregando novas estratégias e novos segmentos de atuação.

Como o Valuation é utilizado na bolsa de valores?

Na bolsa, o Valuation é muito utilizado pois é o principal recurso para determinar o valor das ações.

Através do Valuation, os investidores do mercado determinam se os valores das ações de uma empresa da qual eles estão interessados em comprar ou vender estão interessantes.

Devido ao fato de que atividades de compra e venda ocorrem diariamente na bolsa de valores, podemos concluir que o cálculo do Valuation acontece a todo momento durante a atividade de um investidor da bolsa.

Sem este conhecimento, o seu portfólio de investimentos estaria completamente comprometido, pois o investidor não saberia dizer se a oferta que recebeu por suas ações é de fato boa ou ruim.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão