O que é USCMA?

Previamente conhecido como NAFTA, o USMCA é a nova proposta de acordo comercial que une Estados Unidos, México e Canadá. O acordo, assinado em 2018 durante a realização do G20 na Argentina, trouxe mudanças nas leis que pautam as regras para o comércio entre os países integrantes.

Embora o USMCA já tenha sido assinado pelos três representantes oficiais de cada país, ele ainda precisa ser aprovado por cada um em sua devida instância legislativa.


Qual o objetivo do USCMA?

 

A proposta de revisão e atualização do sistema comercial continental foi feita pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante sua campanha, a revisão do acordo comercial foi um dos pontos chaves do discurso do então candidato, visto que, segundo o público político mais conservador americano, os EUA estavam sendo prejudicados pelas regras que vigoravam no NAFTA.

O tratado busca o incentivo de livre comércio entre os países em prol de uma igualdade maior na competitividade entre os integrantes. Segundo Trump e a bancada conservadora, os EUA não conseguiam competir com os outros dois países, o que tornava o acordo mais favorável aos concorrentes do que à potência norte-americana.

O que mudou no USMCA em relação ao NAFTA?

O USMCA recebeu este nome para representar os nomes em inglês dos países integrantes — United States, México e Canada. Sua validade é de dezesseis anos e poderá ser revisto a cada seis anos com possibilidade de prorrogação de sua duração por mais dezesseis.

O NAFTA, por sua vez, não era propriamente regulamentado ou validado, podendo ser embargado ou até mesmo descumprido sem garantias políticas e econômicas.

Veja abaixo algumas mudanças propostas:

 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

IIE-Br (Índice de Incerteza da Economia Brasil)

O que é o IIE-Br (Índice de Incerteza da Economia – Brasil)? O Índice de Incerteza da Economia – Brasil (IIE-Br) é um indicador econômico criado…

Veja outros termos