O que é uma empresa unicórnio?

Não, não vamos falar sobre um animal fabuloso, mas sim sobre um tipo específico de empresa: a startup unicórnio. Esse é o nome dado para negócios novos e que atingiram grandes feitos rapidamente.

E o que categorizaria um "grande feito"? É claro que o termo, por si só, não diz muita coisa. Você pode achar que vender 100 produtos é excelente, enquanto outro empreendedor pense que isso é pouco.

Por definição, a categorização desse "grande feito" é o valor do negócio. Ele deve superar um valuation (processo em que uma empresa é avaliada quanto ao seu valor de mercado) de um bilhão de dólares antes de fazer um processo de IPO.

O que é o IPO?

Caso você não esteja tão por dentro do mundo da Bolsa de Valores, talvez seja válida uma breve explicação. IPO é a abreviação de Initial Public Offering ou, em tradução para o português, Oferta Pública Inicial.

Trata-se da ação que uma empresa faz quando decide abrir seu capital para investidores por meio da emissão de ações dentro da Bolsa de Valores. A partir desse momento, os acionistas podem colocar capital nessa empresa em troca de participação.

Ou seja, as empresas unicórnio são novas empresas que conquistam um bom valor de mercado sem receber investimento externo de acionistas, pois ainda não passaram pelo processo de IPO.

O que são startups?

Também não sabe o que é startup? Não tem problema: a gente explica rapidinho para você.

Uma empresa startup é, em resumo, um novo negócio com bom potencial de crescimento e serviços inovadores. No geral, esse tipo de organização traz características comuns como:

Portanto, ao pensar em uma startup unicórnio, estamos sempre falando de empresas novas que trazem bom potencial de crescimento e inovação. Não basta ser nova: é preciso trazer algo novo. Lembrando que, como vimos, ela não pode abrir seu capital para se enquadrar nessa categoria.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como surgiu o conceito de empresa unicórnio?

O nome curioso não é por acaso: a ideia é justamente se referir às startups unicórnio como empresas que representam uma raridade. Não é todo dia que um novo negócio passa rapidamente a valer um bilhão de dólares, não é mesmo?

O conceito foi apresentado em 2013 por meio da publicação de um artigo pela investidora-anjo Aileen Lee no site TechCrunch. Você pode ler o artigo original em inglês, se desejar.

Exemplos de startups unicórnio

Quando falamos sobre empresas unicórnio, sempre gera aquela dúvida de quais são as grandes marcas que se enquadram nesse perfil. Google e Facebook, por exemplo, já foram um dia unicórnios. Atualmente, como ambas têm capital aberto e são consolidadas no mercado há algum tempo, não são mais.

Abaixo, listamos alguns exemplos de negócios considerados como unicórnios para que fique mais fácil de entender tudo que explicamos nesse texto.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!