Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Unctad

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/12/2020 às 21:02 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Unctad?

Unctad é uma abreviação para Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. A sigla pode parecer confusa pela ordem dos termos, mas é porque ela se origina no nome em inglês da instituição: United Nations Conference on Trade and Development.

A Unctad é um importante órgão dentro das Nações Unidas que foi criado no ano de 1964, em Genebra (Suíça). Atualmente, conta com mais de 190 membros, entre os quais está o Brasil.

O principal objetivo da entidade está na atuação sobre o comércio, em especial com participação junto aos países em desenvolvimento. Assim, é sua responsabilidade permitir oportunidades de investimentos e crescimento comercial.

Quais são as principais atribuições da Unctad?

Como vimos, a atuação principal da Unctad acontece sobre países em desenvolvimento, contribuindo assim para um crescimento global da economia.  Isso também gera para a entidade a responsabilidade de algumas práticas, criando ações internacionais para essa finalidade.

Um dos exemplos da sua atribuição está na promoções de fóruns para discussão ou organização de palestras e debates com especialistas. Foi justamente por meio de eventos deste tipo, aliás, que a Unctad ganhou notoriedade global, reunindo países desenvolvidos com outras nações em desenvolvimento.

Foi papel da entidade também atuar em trocas comerciais, permitindo uma economia mais cooperativa entre diferentes países. É seu foco, afinal, promover um crescimento sustentável para o longo prazo.

Há ainda um papel importante a ser estabelecido em termos de pesquisas e investimentos em tecnologia. Ao promover maior participação de países em desenvolvimento, o crescimento dessas nações torna-se acelerado pela inovação. E essa é mais uma participação direta da Unctad.

Como funciona a Unctad?

Por ser uma organização global, a Unctad tem uma estrutura muito bem definida dentro das Nações Unidas. Para melhor atender suas atribuições, a entidade se divide em cinco grandes grupos:

  • Divisão África: tem como principal objetivo contribuir com o continente africano, em especial países com maior dificuldade de desenvolvimento;
  • Divisão Comércio Internacional: por meio de acordos internacionais para trocas de mercadorias, visa permitir o crescimento econômico sustentável em nível global, tentando reduzir os impactos ao meio ambiente em paralelo;
  • Divisão para Globalização: é a área responsável por avaliar os impactos e os efeitos da globalização, assim como monitorar potenciais consequências de médio e longo prazo;
  • Divisão para Investimento e Empreendimentos: tem a atribuição de ajudar o crescimento comercial dos países por meio de fóruns e debates que envolvam o desenvolvimento sustentável. Os eventos mobilizam mais de 150 países. O departamento tem ainda a missão de publicar, periodicamente, o Relatório de Investimento Global;
  • Divisão para Tecnologia e Logística: por fim, essa é a área da Unctad cuja função está em promover o crescimento dos níveis de competitividade de países em desenvolvimento, mas sem perder a característica sustentável do processo.

Quais as perspectivas para a Unctad?

Como vimos, existem diversas atribuições que fazem da Unctad uma entidade de extrema importância no contexto global, especialmente em um momento histórico em que há aumento da preocupação com questões ambientais e com um crescimento sustentável.

Com o slogan de "promover a prosperidade para todos", a Unctad exerce um papel fundamental para países menos desenvolvidos, os quais não estão no centro do noticiário econômico. Assim, é cada vez mais essencial que a entidade faça alertas para cooperação entre nações. A sua importância também for reforçada durante a pandemia da Covid-19, propondo um plano de ação para ajuda econômica.

A Unctad deve seguir com seu evento de Conferência nas próximas décadas, o qual ocorre a cada quatro anos e traz temas de relevância global para discussão, algo que ajuda na tomada de decisão dos países.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados