Open Nav Logo Mais Retorno

Turnover

O que é Turnover?

O termo Turnover vêm do inglês e significa; faturamento, rotatividade. Dentro da terminologia financista, Turnover, tem muito mais a ver, com rotatividade.

O termo Turnover é utilizado para distinguir várias coisas, dentre elas:

  • Qual é a velocidade das operações de uma empresa;
  • Qual é a velocidade de rotatividade de um departamento de RH;
  • Qual é a capacidade de uma ação distribuir dividendos;
  • Qual é a capacidade de um fundo girar seus ativos em carteira.

Várias atividades e negócios podem ser avaliados mediante o Turnover.

Ao aplicar o Turnover em uma empresa, poderíamos descobrir; qual é a capacidade que a firma possui em vender o seu estoque e receber os valores referentes às vendas (baixa dos clientes a receber para o caixa).

Desde a aquisição dos seus estoques até a venda e o recebimento dos valores existe um tempo (que às vezes pode ser um período longo, e outras vezes não). O Turnover é um termo utilizado para nomear essa questão.

Quando utilizamos o termo Turnover em um departamento de recursos humanos, queremos descobrir qual é a rotatividade que os funcionários da empresa são “trocados”, por exemplo.


Compreendendo o Turnover

Ao analisar os números de uma empresa no grupo “ativos”, podemos identificar duas contas que vão exigir um alto grau de investimento, são elas:

O Turnover é o termo utilizado para averiguar o grau de rapidez que tal companhia tem ao fazer a rotação de valores por essas duas contas.

Querendo ou não, a aquisição de estoques envolve a aquisição de peças, materiais para revenda e demais itens que exigem algum investimento inicial por parte da empresa.

Quando o assunto são os recebimentos de clientes, então partimos para área comercial do negócio. Área que será responsável por transformar o estoque em dinheiro novamente.

O Turnover Ratio (Índice de rotatividade), por exemplo, é um termo utilizado para identificar qual é a rapidez que uma empresa consegue transformar o seu estoque, ou a parte de contas a receber, em dinheiro.

Agora quando aplicamos o Turnover em outras áreas, como o RH, a empresa terá em mãos a rotatividade do quadro de funcionários.

Quando uma empresa tem uma rotatividade pequena, isso pode significar que o ambiente é bom e agradável aos colaboradores, além de mostrar que ela provavelmente deve contar com incentivos interessantes.

No momento que é detectado uma rotatividade maior, a empresa pode estar perdendo bons profissionais por diversos motivos, dentre eles: poucos incentivos, condições ruins de trabalho, entre outros fatores.

Exemplos de Turnover

O Turnover é um termo que pode ser amplamente utilizado, em diferentes segmentos. Vamos analisar com um pouco mais detalhes, exemplos da aplicação do Turnover:

Mercado Financeiro

No mercado financeiro, um exemplo de Turnover, pode ser observado em fundos de investimentos.

Os fundos, em grande parte, possuem carteiras grandes, com alto volume de recursos aplicados, sendo que muitos deles possuem gestão ativa.

Desse modo, existe certa rotatividade na carteira (da compra e venda de ativos). A rotatividade nesse caso pode ser chamada também de Turnover.

Então, se um fundo que possui algo como R$ 50 milhões de patrimônio e faz anualmente a negociação de R$ 10 milhões, podemos dizer que o índice de rotatividade do fundo (o Turnover) é de 20%.

Ou seja, o índice de negócios que o fundo registra no ano é de aproximadamente 1/5 do patrimônio líquido total do fundo.

Uma das utilidades para o Turnover em fundos de investimento é identificar o seu grau de atividade.

Existem investidores que preferem dar prioridade nos investimentos aos fundos que tenham uma gestão mais passiva. Fundos com muita atividade podem gerar bons lucros, mas o contrário também é válido.

Operacional das empresas

Na área de negócios, o Turnover é empregado na identificação da rotatividade do estoque de uma empresa e na baixa da conta de clientes (recebimento).

Empresas que possuem boa rotatividade nesses dois segmentos, geralmente são bem vistas no mercado, uma vez que existe a saída de produtos e o estoque rapidamente se torna vendas.

Com relação aos recebimentos de clientes, a rotatividade alta mostra uma empresa que consegue receber quase que instantaneamente os recursos, tendo sempre dinheiro em caixa.

Quando a rotatividade é baixa, problemas podem aparecer, como alto endividamento (para manter um determinado nível em caixa), e altos estoques, o que pode exigir investimentos em armazenagem, por exemplo.

Recursos Humanos

Como visto, o Turnover é um termo muito utilizado em diversos segmentos, até mesmo em um setor de recursos humanos (o famoso RH).

Você viu que o Turnover, quando utilizado dentro de uma empresa para analisar o seu resultado operacional, pode ser um bom indicador (quanto maior, melhor).

Mas quando isso acontece com o RH, a alta rotatividade de funcionários pode ser um mau sinal.

Se uma empresa conta com um Turnover alto de funcionários, ela pode estar tendo gastos maiores com demissões e capacitação e treinamento com os novos colaboradores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados