Open Nav

Top Picks

O que são Top Picks?

As Top Picks (algo como "melhores escolhas", em português) são as recomendações de principais investimentos que uma corretora faz para os seus clientes, sendo uma prática comum a diversas instituições financeiras.

O objetivo aqui é ajudar os seus clientes a identificar boas oportunidades de lucro no mercado financeiro, com recomendações de papéis que tendem a valorizar ou a venda de ativos que tenham sido comprados, mas apresentem uma reversão na sua tendência.

Por meio dessas sugestões, os investidores podem definir onde aplicarão o seu capital. Naturalmente que, assim como qualquer produto de renda variável, elas não garantem lucro ao investidor. São apenas recomendações.


As Top Picks são livres de risco?

 

Muitos investidores pensam que as Top Picks são ações de baixo risco ou, como mencionamos no parágrafo anterior, algo que garanta lucro ao seu capital. Nenhuma das afirmações é correta.

O investimento em renda variável lida diariamente com riscos, especialmente aqueles relacionados ao mercado. E, em muitos casos, boas recomendações de lucro estão diretamente relacionadas em assumir esses riscos.

Para mitigar problemas, as corretoras costumam alertar seus usuários sobre o perfil mais arrojado da carteira das Top Picks. Portanto, cabe ao cliente final decidir sobre seguir as recomendações ou não.

Por que as corretoras oferecem Top Picks?

As Top Picks são, acima de tudo, uma ação promocional que as corretoras utilizam para não apenas ajudar clientes, mas principalmente incentivá-los a investir.

A verdade é que uma boa parte dos clientes de uma instituição financeira pode ser considerada amadora ou recreativa. Ou seja, são pessoas que não atuam no mercado de capitais de maneira profissional. Entre outras consequências, isso faz com que muitas vezes elas fiquem receosas em investir.

As corretoras sabem disso e, justamente por esse aspecto, oferecem uma série de serviços na tentativa de orientar esses clientes. Ademais, os colaboradores desse tipo de empresa sabem que um cliente amador tende a confiar muito mais em uma recomendação do que no seu próprio instinto.

Vale lembrar que, ao menos na maior parte das corretoras, existe o interesse que o investidor pratique compras e vendas com o objetivo de ganhar comissão e cobrar taxas de serviços.

Isso não significa que as Top Picks não sejam confiáveis. Os clientes precisam ganhar dinheiro para continuarem a investir e, claro, aumentar os valores ganhos pelas empresas que prestam esse tipo de serviço também.

Quando são atualizadas as Top Picks?

Por ser um serviço oferecido pelas corretoras, não há uma regra específica sobre datas para o envio das Top Picks. No entanto, esse prazo não pode ser muito extenso na medida em que o mercado financeiro muda muito rapidamente.

De maneira geral, empresas do segmento costumam enviar suas recomendações de maneira semanal. Esse é um prazo padronizado, oferecendo aos clientes informações periódicas e atualizadas sobre as melhores ações para investir.

É o caso da XP Investimentos. Essa é uma das corretoras mais conhecidas do Brasil e, semanalmente, compartilha com clientes e seguidores as suas sugestões com os principais investimentos para os próximos sete dias — quando então a lista pode ser atualizada.

Vale a pena seguir as Tops Picks?

Um dos grandes problemas que os clientes enfrentam ao seguir recomendações de instituições financeiras é o conflito de interesses. Essa é uma situação mais comum em bancos, mas podem surgir nas corretoras também.

No entanto, como mencionamos ao longo do texto, as empresas têm interesse que seus clientes ganhem dinheiro. Portanto, as Top Picks são uma boa sugestão de como trabalhar na semana, oferecendo conhecimento ao investidor mais inseguro.

De qualquer forma, é claro que o melhor caminho sempre é aliar esse tipo de recomendação à análise individual. Ou seja, sempre faça também as suas avaliações, sem precisar seguir cegamente o que a sua corretora recomenda.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados