Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Top Picks

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/11/2019 às 17:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são Top Picks?

As Top Picks (algo como "melhores escolhas", em português) são as recomendações de principais investimentos que uma corretora faz para os seus clientes, sendo uma prática comum a diversas instituições financeiras.

O objetivo aqui é ajudar os seus clientes a identificar boas oportunidades de lucro no mercado financeiro, com recomendações de papéis que tendem a valorizar ou a venda de ativos que tenham sido comprados, mas apresentem uma reversão na sua tendência.

Por meio dessas sugestões, os investidores podem definir onde aplicarão o seu capital. Naturalmente que, assim como qualquer produto de renda variável, elas não garantem lucro ao investidor. São apenas recomendações.

As Top Picks são livres de risco?

 

Muitos investidores pensam que as Top Picks são ações de baixo risco ou, como mencionamos no parágrafo anterior, algo que garanta lucro ao seu capital. Nenhuma das afirmações é correta.

O investimento em renda variável lida diariamente com riscos, especialmente aqueles relacionados ao mercado. E, em muitos casos, boas recomendações de lucro estão diretamente relacionadas em assumir esses riscos.

Para mitigar problemas, as corretoras costumam alertar seus usuários sobre o perfil mais arrojado da carteira das Top Picks. Portanto, cabe ao cliente final decidir sobre seguir as recomendações ou não.

Por que as corretoras oferecem Top Picks?

As Top Picks são, acima de tudo, uma ação promocional que as corretoras utilizam para não apenas ajudar clientes, mas principalmente incentivá-los a investir.

A verdade é que uma boa parte dos clientes de uma instituição financeira pode ser considerada amadora ou recreativa. Ou seja, são pessoas que não atuam no mercado de capitais de maneira profissional. Entre outras consequências, isso faz com que muitas vezes elas fiquem receosas em investir.

As corretoras sabem disso e, justamente por esse aspecto, oferecem uma série de serviços na tentativa de orientar esses clientes. Ademais, os colaboradores desse tipo de empresa sabem que um cliente amador tende a confiar muito mais em uma recomendação do que no seu próprio instinto.

Vale lembrar que, ao menos na maior parte das corretoras, existe o interesse que o investidor pratique compras e vendas com o objetivo de ganhar comissão e cobrar taxas de serviços.

Isso não significa que as Top Picks não sejam confiáveis. Os clientes precisam ganhar dinheiro para continuarem a investir e, claro, aumentar os valores ganhos pelas empresas que prestam esse tipo de serviço também.

Quando são atualizadas as Top Picks?

Por ser um serviço oferecido pelas corretoras, não há uma regra específica sobre datas para o envio das Top Picks. No entanto, esse prazo não pode ser muito extenso na medida em que o mercado financeiro muda muito rapidamente.

De maneira geral, empresas do segmento costumam enviar suas recomendações de maneira semanal. Esse é um prazo padronizado, oferecendo aos clientes informações periódicas e atualizadas sobre as melhores ações para investir.

É o caso da XP Investimentos. Essa é uma das corretoras mais conhecidas do Brasil e, semanalmente, compartilha com clientes e seguidores as suas sugestões com os principais investimentos para os próximos sete dias — quando então a lista pode ser atualizada.

Vale a pena seguir as Tops Picks?

Um dos grandes problemas que os clientes enfrentam ao seguir recomendações de instituições financeiras é o conflito de interesses. Essa é uma situação mais comum em bancos, mas podem surgir nas corretoras também.

No entanto, como mencionamos ao longo do texto, as empresas têm interesse que seus clientes ganhem dinheiro. Portanto, as Top Picks são uma boa sugestão de como trabalhar na semana, oferecendo conhecimento ao investidor mais inseguro.

De qualquer forma, é claro que o melhor caminho sempre é aliar esse tipo de recomendação à análise individual. Ou seja, sempre faça também as suas avaliações, sem precisar seguir cegamente o que a sua corretora recomenda.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados