Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Too Big to Fail

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/07/2019 às 21:14 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que significa Too Big to Fail?

Too Big to Fail é uma expressão em inglês que pode ser traduzida ao português como "grande demais para quebrar" ou "grande demais para fracassar".

Esse é um conceito muito comum dentro da economia política dos Estados Unidos, usado como referência para empresas e organizações que são vitais para a estabilidade financeira do país. Neste caso, se esse tipo de empresa viesse a quebrar, os efeitos seriam devastadores.

Desta forma, caso entenda como necessário, um governo poderá intervir a fim de garantir que esses prejuízos não sejam vistos de perto pela sua população.

 

Qual é o histórico do conceito de Too Big to Fail?

A ideia de Too Big to Fail foi criada pelos Estados Unidos e, embora tenha sido mais conhecida no período recente, já existe há algumas décadas.

O governo norte-americano trabalha com medidas protecionistas aos seus bancos desde a década de 1930, quando enfrentou a Grande Depressão, também conhecida como a primeira crise financeira mundial.

No entanto, durante outra grande crise financeira enfrentada pela economia mundial, entre 2007 e 2008, a quebra do Banco Lehman Brothers evidenciou que o sistema ainda apresentava falhas. Não era, portanto, suficiente para garantir a estabilidade de instituições financeiras essenciais ao país.

Por isso, o governo norte-americano tratou de gerar novas leis, assinando ainda em 2008 o Emergency Economic Stabilization Act (EESA). Esse acordo pode ser traduzido como Ato de Estabilização Econômica de Emergência.

O principal objetivo era separar reservas para ajudar instituições financeiras essenciais que apresentassem dificuldades administrativas ou risco de iniciar um processo que resultasse na sua quebra.

Quais são as empresas que pertencem ao grupo Too Big to Fail?

De maneira geral, as empresas desse grupo que são protegidas pelo governo são ligadas ao setor financeiro. É o caso principalmente dos bancos, mas pode englobar também empresas de seguros ou outras organizações do segmento.

Importante reforçar que nem todo banco ou seguradora é considerado um Too Big to Fail, mas sim os maiores, aqueles que podem trazem grandes efeitos negativos em caso de quebra à economia nacional e, consequentemente, mundial.

Assim, para evitar uma nova tragédia econômica, o governo pode atuar diretamente sobre esse grupo, fornecendo fundos de resgate emergenciais.

Essa prática tanto ajuda a estabilizar o segmento financeiro, como tranquilizar a população, protegendo o capital destinado aos grandes bancos.

O livro Too Big to Fail

A grande crise de 2008 foi um caos tão grande que diversas obras literárias e artísticas passaram a ser produzidas para ilustrar todo o processo vivenciado no período. Algumas, claro, adotam um tom mais sensacionalista, enquanto outras optam por um retrato fiel do que aconteceu.

É o caso do livro Too Big to Fail, escrito pelo jornalista Andrew Sorkin, retratando tudo o que ocorreu durante o período mencionado, quando os bancos passaram a flexibilizar demais empréstimos e financiamentos — algo que, posteriormente, gerou a enorme bolha financeira cujo resultado foi catastrófico.

O filme Too Big to Fail

Baseado no própria história dos Estados Unidos, a HBO produziu o filme Too Big to Fail. O título foi traduzido para Grande Demais Para Quebrar, em português.

A história desenvolvida trata do banqueiro Richard Fuld, interpretado por James Woods, e da tentativa de salvar o Banco Lehman Brothers que, como não é segredo para ninguém, acabou quebrando mesmo sendo uma das maiores instituições bancárias dos Estados Unidos à época.

A trama tenta ilustrar o que aconteceu durante o período de crise, focando especialmente nas negociações dos bancos com o Congresso e o Tesouro dos Estados Unidos na tentativa de salvar o seu futuro.

Embora não seja tecnicamente um documentário, o filme traz uma abordagem bem interessante, sendo bem atrativo para quem já conhece a história da crise financeira ocorrida em 2008. Para quem não domina o tema, a linguagem pode ser um pouco técnica, dificultando o acompanhamento da narrativa.

 
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados