Open Nav Logo Mais Retorno

Título de Capitalização

O que é título de capitalização?

Um título de capitalização é um produto financeiro oferecido em que o investidor tem a oportunidade de preservar o seu capital para a participação de sorteios.

Embora pareça um pouco maluco, a ideia é realmente oferecer aos clientes algo que una aspectos de um investimento (vamos discutir o quanto isso é verdade na sequência) com uma loteria — neste caso, o próprio sorteio. Na prática, porém, é mais associado a uma espécie alternativa de seguro.

O título de capitalização é gerenciado e fiscalizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). No entanto, empresas financeiras (tais como bancos) são aquelas que se encarregam de disponibilizá-los aos seus clientes, pois é de interesse delas manter o dinheiro consigo.


Como funciona o título de capitalização?

Durante um período de tempo pré-determinado, uma pessoa pode permitir ao banco retiradas programadas de sua conta bancária e destiná-las à compra dos títulos de capitalização. Esse é um processo comum também na poupança, com o proprietário da conta autorizando a transferência automática.

Esse dinheiro é destinado, conforme adiantamos, para a participação de sorteios e prêmios. Ao final do prazo escolhido, o dinheiro pode ser retirado. Ou seja, de certa forma é uma iniciativa mais voltada para ajudar a economizar dinheiro e que apresenta prêmios como estímulo para esse objetivo.

Quais são os tipos de títulos de capitalização?

Existem quatro tipos de títulos de capitalização, cada um deles focado em um tipo de público diferente. São eles:

  • Tradicional: o resgate do capital aplicado é total, desde que não exista qualquer tipo de pendência financeira. Não é recomendado para quem precise antecipar o dinheiro, pois há perda de parte dele.
  • Popular: é um sorteio destinado aos prêmios atrativos, realizados semestralmente. Não há garantia de devolução total do valor aplicado.
  • Compra programada: uma ficha é preenchida e o investidor pode escolher entre a devolução do dinheiro após o prazo ou trocá-lo por um serviço.
  • Incentivo: são aplicações diretamente relacionadas com eventos promocionais das empresas financeiras. É comum em bancos como razão para que seus clientes sigam participando delas.

O título de capitalização é um investimento?

Ao contrário do que costuma se dizer, um título de capitalização não é um investimento. O valor empregado é destinado diretamente à participação dos sorteios, porém na maioria das vezes não há qualquer valorização do dinheiro. Ademais, o valor retornado pode ser até inferior ao aplicado.

Isso significa que mesmo a poupança, que nem de longe é um bom investimento, vai trazer mais ganhos do que deixar o dinheiro em um título de capitalização. Essa prática, na verdade, interessa muito mais às empresas do que aos clientes.

A rentabilidade é apenas um dos problemas que você encontrará nessa prática. O que costuma atrair é a questão da sorte, algo que também chama atenção quando pessoas jogam na loteria. A chance de ganhar algo atrai mais do que o dinheiro que está sendo "perdido" pelo mal uso.

Outras desvantagens de usar um título de capitalização

Há ainda outros dois pontos negativos sobre um título de capitalização. Um deles é a liquidez, que é quase inexistente. Se você precisar do dinheiro antes do prazo, perderá dinheiro. Simples assim.

Temos que mencionar também que não há qualquer proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, em outras palavras, se a instituição financeira quebrar, o dinheiro é perdido junto com ela.

Por fim, se a ideia é trabalhar com investimentos, existem muitas opções mais atrativas que um título de capitalização e que a própria poupança, mencionada neste texto.

E não estamos falando de operações de risco, mas de investimentos em renda fixa — como o Tesouro Direto ou até mesmo fundos de investimentos. Se a ideia é buscar um título como forma de valorização do capital, não há qualquer motivo para usar de um título de capitalização.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados