Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Título

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/03/2019 às 19:00 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é um título?

Os títulos financeiros são documentos que efetivam a relação entre devedor e credor.

Também conhecidos como “papéis”, eles oficializam a captação de recursos realizadas por companhias e governos, através de empréstimos, e contém informações cruciais como valor emprestado, data de devolução e pagamento dos juros referentes ao período.

Os títulos são a matéria-prima do mercado financeiro, já que é através da sua negociação que os investimentos são feitos.

A emissão dos papéis fica por conta das instituições, podendo derivar em títulos de crédito (criando uma obrigação para o devedor) ou propriedade (cedendo uma quota da companhia para o credor).

Para que servem os títulos?

Chamar os títulos de papéis gera uma certa confusão à primeira vista.

O investidor de primeira viagem ao ouvir o termo logo se lembra da gigantesca pilha de documentos físicos parados na escrivaninha de casa ou na mesa do trabalho.

Mas a verdade é o que termo, atualmente, não se refere ao papel dessa maneira.

Para compreender o porquê, é preciso retornar ao início das atividades financeiras.

Antigamente, investir dinheiro não era nada parecido com o aparato tecnológico com o qual contamos hoje em dia. Esqueça os registros eletrônicos e as plataformas digitais.

Para se garantir que um acordo firmado fosse verdadeiramente cumprido, era necessário ter em mãos um documento que comprovasse que o empréstimo havia sido feito.

Um contrato que te prevenisse, como credor, de um devedor com memória seletiva “não fazer a menor ideia” do que você quer dizer com as palavras cobrança e pagamento.

“Empréstimo? Que empréstimo?”.

Com um documento assinado, por outro lado, há um compromisso firmado e duradouro, facilmente comprovável diante das autoridade legais.

E assim surgiram os títulos.

Neles, se anotavam informações como os nomes dos envolvidos na transação, a data do acordo e de pagamento, o valor da dívida, e a taxa de juros aplicada, e tudo mais que se considerasse importante reconhecer.

Com o tempo (e a modernização dos sistemas financeiros), o credor deixou de ter que andar com o papel embaixo do braço e proteger o material a todo custo da deterioração física.

A responsabilidade pela custódia dos títulos foi transferida, então, para as chamadas instituições custodiantes, que realizam hoje os serviços de registro, guarda e liquidação dos papéis.

Embora existam em versão física, muitos deles foram transferidos para a versão eletrônica, como é o caso das ações escriturais.

Quais são os tipos de título existentes atualmente?

Em geral, os títulos são divididos entre títulos públicos e títulos privados.

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Como títulos de crédito, são utilizados para financiar as atividades públicas quando a arrecadação de impostos se mostra insuficiente.

Um exemplo de título público muito conhecido é a Letra Financeira do Tesouro (LFT).

Já os títulos privados são emitidos por companhias (sociedades anônimas ou instituições financeiras), que buscam fundos para viabilizar o aperfeiçoamento e a expansão de suas atividades.

Os títulos privados podem ser tanto de crédito (como os CDBs, por exemplo) quanto de propriedade (como as ações).

Como é feita a regulamentação dos títulos?

A maior fonte de regulamentação dos títulos diz respeito àqueles categorizados como valores mobiliários.

Os valores mobiliários são compostos por ampla gama de tipos de investimentos, que conforme a definição jurídica são ofertados publicamente e geram “direito de participação, de parceria ou de remuneração”.

Todos eles são acompanhados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e limitados pelas definições da Lei 6385/76, que em 35 artigos indica os procedimentos relacionados à emissão, distribuição, intermediação e negociação de valores mobiliários no mercado, assim como aos seus agentes.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados