Open Nav Logo Mais Retorno

TIR – Taxa Interna de Retorno

O que é a TIR?

TIR é a sigla para a Taxa Interna de Retorno. Trata-se de uma taxa de desconto hipotética, ou seja, serve para prever o quanto pode render o investimento em um projeto.

Essa taxa é demonstrada em percentual e, para ser calculada, usa-se a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto. O objetivo de aplicar a TIR é o de igualar o valor de um investimento com os seus respectivos retornos no futuro.

Afinal, quando se quer realizar um investimento, espera-se que, pelo menos, o seu retorno seja igual ao seu custo. Claro que, em geral, ao se fazer um investimento, espera-se que o retorno seja maior do que o dinheiro gasto.

Portanto, a TIR ajuda nesse sentido, verificar qual deve ser a taxa de retorno de um investimento para que ele tenha valido a pena. Como dito, essa taxa pode ser calculada antes do investimento ser realizado, de maneira a contribuir com a tomada de decisão.


Como calcular a TIR

A TIR se tornou uma metodologia muito usada para verificar a viabilidade econômica de um projeto, pois é simples de interpretar. Afinal, é apresentada em percentual de rentabilidade. Além disso, para essa análise é preciso comparar essa taxa com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

A TMA indica o percentual mínimo que um projeto deve ter de retorno para que seja considerado viável. No Brasil, costuma-se usar a taxa Selic como referência para a TMA, afinal, se um investimento não render mais que a taxa Selic, então não vale a pena correr qualquer tipo de risco para ter esse retorno.

Outra sigla que se deve conhecer para esse cálculo é VPL - Valor Presente Líquido, da qual já temos texto aqui no Mais Retorno. É recomendável realizar a leitura posterior aqui no site.

Através dessas informações, é possível chegar à fórmula da TIR:

Onde:

  • VPL = Valor Presente Líquido;
  • Capital = valor do investimento;
  • N = quantidade de períodos;
  • Ft = entrada de capital no período t;
  • i = taxa interna de retorno.

Para encontrar a TIR você deverá encontrar (por tentativa e erro) a taxa de juros que zera o valor do VPL para esse projeto.

Desse modo, o VPL é sempre igual a zero; o capital refere-se ao que é investido inicialmente, sendo que na fórmula, deve aparecer como um valor negativo; o N é o período a ser analisado (como um ou dois anos, por exemplo); o Ft é o quanto entra (ou sai) de dinheiro em um determinado mês.

Uma forma mais simples de encontrar a TIR é por meio de calculadoras financeiras (como a HP-12C) ou com a função “TIR” do Excel.

Interpretação da TIR

Ao se calcular a TIR, é possível chegar a três diferentes resultados. Se a TIR for maior do que a TMA quer dizer que o investimento é atrativo economicamente.

Se a Taxa Interna de Retorno apresentar um resultado igual à TMA significa que, em termos financeiros, o investimento é indiferente. Por fim, se a TIR for menor do que a TMA, então, não é um investimento que ofereça ganhos financeiros.

Portanto, o melhor investimento a ser feito é aquele que apresentar a maior Taxa Interna de Retorno.

Vantagens da TIR

Calcular a TIR é uma medida muito importante para empresas e profissionais que realizam investimentos no seu negócio. Afinal, entende-se que investimento são os gastos que se tem com algo que vai dar retorno econômico.

E, para certificar-se que se trata de um bom negócio, o cálculo da Taxa Interna de Retorno mostra se isso pode acontecer ou não. Além disso, trata-se de um método amplamente usado e aceito no mundo das finanças.

E mais, é bastante fácil de interpretar, sendo que entre dois projetos, o mais viável financeiramente será aquele que apresentar a maior TIR.

Desvantagens da TIR

Mesmo com todas as suas vantagens, o método também possui alguns pontos negativos, como o fato de não apresentar o risco que a empresa corre com um determinado investimento.

Afinal, o cálculo da TIR exibe somente que retorno esperar, mas não quais são as potenciais perdas. Portanto, trata-se de uma métrica importante a ser avaliada na hora da tomada de decisões, porém, não a única.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados