Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/12/2019 às 19:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é TED (Transferência Eletrônica Disponível)?

TED é a sigla para "Transferência Eletrônica Disponível", movimentação financeira entre contas de instituições financeiras diferentes. Essa é uma opção de transação rápida e segura, que pode ser feita em uma agência bancária, em um caixa eletrônico ou pela internet.

As principais características da TED são:

  • Valores: não há valor mínimo ou máximo para poder fazer TED (desde 2016 os bancos foram proibidos de pedir valor mínimo);
  • Horário: para que o dinheiro caia na conta da outra pessoa no mesmo dia, a TED precisa ser feita até as 17h e em dias úteis. Feita no mesmo dia, a transação ocorre em alguns minutos. Caso a operação seja feita depois desse horário, o valor será creditado no próximo dia útil ao da operação.
  • Irreversível: sim, se você transferir para a conta errada, ela não pode ser desfeita, já que a operação leva alguns minutos para ser compensada.

Como fazer TED?

Fique de olho no horário em que irá fazer a operação, para que ela caia no mesmo dia, ou será agendada para o próximo dia útil. Para fazê-la, são necessários os seguintes dados:

  • Código do banco da conta de destino (confira a lista);
  • Número da conta que irá receber o valor;
  • Tipo de conta (corrente ou poupança);
  • CPF ou CNPJ do titular da conta.

Há bancos em que a conta poupança não está autorizada a fazer ou receber TED. É necessário se informar com a instituição.

Quanto custa fazer TED?

Os valores da TED variam de uma instituição financeira para outra e onde será feita a operação (internet, caixa eletrônico ou “na boca do caixa”, dentro da agência). Além disso, o tipo de pacote de serviços também pode influenciar esse valor. Quem tem um pacote mais básico, tem que pagar a parte.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) possui o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros, onde é possível comparar quanto cada instituição cobra.

A operação feita presencialmente acaba sendo mais cara. Já os valores para transações feitas em terminais de autoatendimento e internet costumam ser os mesmos. Há bancos digitais que não cobram por esse tipo de serviço.

Qual a diferença entre DOC e TED?

Na hora de fazer uma transação, vem a dúvida entre qual das duas opções é a mais indicada para cada caso. Embora sejam basicamente o mesmo serviço, transferência de dinheiro, há algumas características que diferenciam a TED do Documento de Ordem de Crédito (DOC):

  • Valor: Não existe limite mínimo para nenhuma das duas operações. O DOC, no entanto, aceita um valor máximo de R$ 4.999,99 por transferência;
  • Compensação: Enquanto na TED o dinheiro é liberado em poucos minutos quando feito até as 17h do dia útil, ou liberado no próximo dia útil à operação, o DOC é diferente. O dinheiro entra na conta entre um e dois dias úteis depois, a depender da data e horário em que foi feito;
  • Horário: O DOC tem um horário mais flexível do que a TED. Se o DOC for feito até as 21h59 de dias úteis, o dinheiro é compensado no dia útil seguinte. Após esse horário ou em fins de semana e feriado, o prazo aumenta em um dia.
  • Cancelamento: Diferentemente da TED, no DOC é possível reverter a operação (se solicitado em tempo hábil), caso tenha enviado para a conta errada.
  • Canais: DOC e TED podem ser feitos nos mesmos canais (caixa dentro da agência, terminal de autoatendimento ou pela internet). As informações para ambos é a mesma.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados