Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Tape Reading

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/01/2020 às 18:48 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Tape Reading?

O Tape Reading é uma das formas que investidores da Bolsa de Valores têm para avaliar o que acontece dentro do mercado de capitais, principalmente em relação aos detentores de grande quantia de capital.

O seu nome pode ser traduzido pela "leitura de fita" e é originado em um momento antigo da Bolsa de Valores, dos tempos em que era possível imprimir uma fita com as cotações do dia. Hoje em dia o processo já é muito mais automatizado, porém o nome da estratégia acabou mantido.

No Tape Reading, o principal objetivo é entender e analisar os fluxos dos ativos. É importante ressaltar que essa não é considerada uma forma de analisar ativos (como no caso da Análise Técnica ou Fundamentalista, por exemplo), mas apenas monitorar e realizar uma leitura de mercado.

Qual o objetivo do Tape Reading?

 

A grande sacada do Tape Reading é conseguir mensurar o fluxo de ativos, em especial as grandes movimentações de mercado que, de uma maneira geral, são feitas pelos maiores investidores — também chamados de investidores institucionais ou, mais popularmente, de tubarões.

A realidade é que esse tipo de investidor tem uma grande influência sobre o Mercado Financeiro na medida em que trabalham com volumes significativos de capital. Desta forma, o investidor individual pode identificar onde os grandes operadores estão colocando seu dinheiro e, assim, tentar seguir uma tendência para lucrar com ela.

Em outras palavras, podemos dizer que o objetivo do Tape Reading é conseguir seguir a tendência de preço desses investidores institucionais ou, usando de uma expressão comum dentro da área de finanças, "follow the money" (siga o dinheiro, em português).

Como funciona o Tape Reading?

Como já vimos, o Tape Reading consiste em monitorar oferta e demanda dos ativos. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas o uso mais comum é do Book de Ofertas.

Hoje em dia, essa consulta é extremamente simples de ser realizada através Home Broker de uma corretora. Nesse ambiente, a própria plataforma mostra a fila de operadores interessados em comprar e vender um ativo, assim como seus respectivos preços.

Desta forma, o investidor individual consegue avaliar o volume de negociações que estão sendo propostas e tentar prever uma movimentação dos tubarões dentro do mercado.

Esse ainda é um modelo de leitura de mercado que costuma interessar especialmente aos traders de curtíssimo prazo (é o caso do scalper e do Day Trader, por exemplo). Por meio desse tipo de avaliação, é possível entender uma movimentação de preço e abrir uma posição na Bolsa de Valores.

Vale a pena usar da estratégia de Tape Reading?

Ainda que seja algo muito antigo, o Tape Reading segue com grande validade para os investidores atuais. Ainda assim, é preciso considerar sempre os prós e contras desse método de leitura de mercado. Como sempre mencionamos aqui no Mais Retorno, não existe uma fórmula perfeita e não é diferente neste caso.

Em primeiro lugar, vale reforçar que essa não é uma forma de análise de ativos. Ou seja, você não vai encontrar razões para comprar ou vender uma ação baseando-se exclusivamente no Tape Reading. O que ele informa é apenas uma tendência em função do grande volume de capital que será movimentado.

Ao dominar essa técnica, você terá uma ferramenta poderosa para entender o direcionamento de capital feito pelos grandes investidores. No entanto, fazer essa leitura nem sempre é tão simples quanto parece, especialmente em um ambiente dinâmico como a Bolsa de Valores.

Portanto, o ideal é usá-la na prática e ir acompanhando o comportamento do mercado. Vale lembrar que, afinal, trata-se de uma tendência e nem sempre tendências se confirmam.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados