O que é Sustentabilidade Empresarial?

Para compreender onde a sustentabilidade empresarial se encaixa no mundo dos negócios, vamos utilizar um exemplo comum e discutido mundialmente, a sustentabilidade ambiental.

O conceito de sustentabilidade está baseado no cuidado que devemos ter com os recursos disponíveis utilizados para nossa própria sobrevivência, enquanto pessoas físicas e, até mesmo, como empresas.

É certo que devemos zelar por tais recursos, ainda mais quando são finitos e insubstituíveis! Recursos naturais como água, madeira, oxigênio, terra fértil, minérios, entre outros artifícios necessários para a manutenção da vida humana e de muitas espécies animais, devem ser diariamente preservados, certo?

Grandes indústrias se preocupam com o racionamento, promovem ações contra o desperdício, além de buscarem diariamente por inovação tecnológica a fim de “artificiar” alguns recursos e minimizar nossa dependência das fontes naturais. 

Mas, por quê? Bem, como foi dito, eles são essenciais nas nossas vidas. Em outras palavras, são recursos que geram valor para nossa espécie e possibilitam nossa sobrevivência.

Quando entendemos e aplicamos este mesmo conceito no que diz respeito a sustentabilidade empresarial, precisamos apenas modificar a linha de raciocínio frente aos artifícios, mas a ideia de sobrevivência é a mesma.

Em uma empresa, um dos maiores recursos utilizados para seu funcionamento é a mão de obra!

Agora, imagine: quando exploramos excessivamente nossos meios o que acontece? Existe mais de uma resposta: podem se esgotar ou até mesmo perderem capacidade total de utilidade.

Portanto, sustentabilidade empresarial é o conceito de preocupação e cuidado que grandes gestores devem ter ao utilizarem seus recursos, desde a mão de obra da empresa,até as aplicações de capital em projetos ou pagamento de impostos, com o objetivo de não esgotá-los, mas sim extrair o melhor deles.

Isso porque, tais recursos citados, são exatamente o que gera valor à companhia.


Por que a Sustentabilidade Empresarial é importante?

Qualquer empresário almeja o destaque de sua empresa no mercado, bem como o sucesso absoluto na venda de seus produtos ou serviços. A sustentabilidade empresarial está diretamente ligada a esses objetivos!

Adotar políticas e práticas sustentáveis é uma ação de grande influência em toda cadeia produtiva, desde os colaboradores até os investidores, fornecedores e consumidores finais.

No que diz respeito aos colaboradores, é importante que o gestor os inclua como parte fundamental em qualquer projeto que a empresa possa desenvolver, a fim de mantê-los constantemente motivados e, consequentemente, mais produtivos. 

Afinal, estar num ambiente harmônico de trabalho, onde os funcionários se sentem realmente importantes, aumenta o rendimento de qualquer um, certo?

Para os investidores, ações de sustentabilidade empresarial são importantes porque, além de aplicarem capital numa empresa com ótima estrutura organizacional, também possuem a oportunidade de investir em projetos sustentáveis para além de sua companhia. 

Anteriormente, citamos como exemplo a sustentabilidade ambiental, e aqui, entendemos que grandes empresas possuem responsabilidades que vão além de suas companhias. Ou seja, é possível unir as duas coisas! 

Por exemplo, uma empresa que correlaciona sua produção com projetos a favor da preservação de recursos naturais, certamente terá mais valor para o mercado.

Por fim, além da companhia gerar grande valor para o mercado, também estará gerando valor para seus próprios produtos e serviços, aos quais irão direto para o consumidor final. 

Estudos realizados pela Nielsen Media Research – empresa que disponibilizada informações de nível global – apontaram que a grande maioria de pessoas entre 18 e 35 anos dão preferência pela compra de produtos provenientes de empresas com políticas de sustentabilidade. 

Como mensurar a Sustentabilidade Empresarial?

Existem ferramentas específicas que possuem função mensuradoras de sustentabilidade empresarial:

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Direitos de Subscrição

Os Direitos de Subscrição são um benefício concedido aos acionistas de empresas e cotistas de fundos imobiliários. Entenda como eles funcionam.

Veja outros termos