Última modificação em 3 de julho de 2020

O que é Subsidiária?

Dentre milhares de gestões econômicas existe um modelo específico no qual estão envolvidas duas empresas, sendo que a de maior poder controla a outra, ainda que cada uma delas tenha seu próprio nome, posicionamento no mercado e CNPJ. 

Essas empresas que são controladas se chamam subsidiárias – ou ainda, “controladas”. São classificadas em duas maneiras: subsidiária simples e integral.

A real diferença entre ambas é que, ao contrário da subsidiária “simples”, a empresa subsidiária integral é necessariamente uma S.A. – Sociedade Anônima. Esta possui todas as suas ações  controladas por um sócio de outra empresa. 

Já a subsidiária integral é desenhada em diferentes formatos, mais especificamente, em escritura pública ou incorporação total de ações e títulos. 

Na subsidiária por escrituração pública há necessidade da criação de uma nova empresa, que deverá responder à sua proprietária. É um processo complexo e bastante burocrático.

Por outro lado, através da incorporação total de ações, uma empresa toma posse das ações de outra companhia já existente. 

É um processo muito mais fácil e comum, já que basta apenas apropriar-se daquilo que já existe, integralizando as ações em seu capital social e obtendo total controle sobre elas.

Existe ainda um terceiro modelo de empresa subsidiária: aquela é tem suas ações controladas por companhia estatais – em geral, empresas públicas ou sociedades de economia mista criadas pelo Estado.

Esta categoria de empresa permite a exploração de atividades econômicas, como ocorre com as companhias privadas, ou mesmo prestar serviço público. 

Aqui no Brasil, uma das maiores empresas a possuir grande número de subsidiárias é a Petrobrás, que além de cuidar da indústria petrolífera também controla outros segmentos, como a Liquigás e a Transpetro.


Quais são as vantagens e desvantagens de possuir uma empresa Subsidiária?

Dentre as vantagens, podemos destacar os seguintes pontos:

Porém, existem também algumas dificuldades a serem pontuadas:

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Plano Cruzado

O que foi o Plano Cruzado? O Plano Cruzado foi um ajuste do governo federal implantado em 1986 para tentar controlar a economia ante o aumento…

Veja outros termos