Open Nav Logo Mais Retorno

Stakeholder

O que é um Stakeholder

Um Stakeholder é um indivíduo ou organização que tem um interesse em uma empresa, podendo afetá-la ou ser afetado por ela, por seu desempenho, seus resultados. São considerados stakeholders da empresa, entre outros, seus fornecedores, colaboradores, clientes, sócios e investidores. Em uma perspectiva mais ampla, até mesmo o Governo pode ser um stakeholder.

Para entender melhor o conceito, podemos analisar o significado desse termo. "Stake" está associado com a noção de risco, enquanto "holder" é aquele que segura ou possui algo. Ou seja, stakeholder é, literalmente, quem está segurando um risco. Esse termo representa as pessoas que seguram um risco em razão do seu envolvimento com a empresa. O investidor, por exemplo, segura o risco de perder seu capital.


Stakeholders internos e externos

Stakeholders podem ser classificados em duas categorias: internos e externos. O primeiro grupo inclui os stakeholders que têm um interesse na empresa devido a uma relação direta com ela, como a propriedade ou o investimento. Já o segundo grupo inclui stakeholders com uma direção indireta, como a comunidade afetada economicamente pelas atividades da empresa.

Problemas com stakeholders

Já ficou bem claro que stakeholders têm interesse na empresa; os problemas começam a surgir quando os interesses dos diferentes stakeholders não estão alinhados. Isso pode criar um conflito entre eles.

O exemplo mais simples talvez seja o do conflito entre investidores, que buscam a maior lucratividade possível, e colaboradores, que desejam ser bem remunerados por seu trabalho. Do ponto de vista do primeiro grupo, benefícios e salários são custos que prejudicam o lucro e devem ser reduzidos; do ponto de vista do segundo grupo, eles são a retribuição justa por seus esforços e devem ser preservados.

No final das contas, cabe aos gestores da empresa conciliar, da melhor forma possível, esses interesses ao conduzir o negócio. Comunicação e transparência são elementos-chave para manter a harmonia entre os stakeholders. Além disso, quando a empresa tem missão, visão e valores bem definidos, é mais provável que todos os seus stakeholders apresentem interesses essencialmente compatíveis.

Stakeholders e conflitos de interesse

Se um indivíduo é um stakeholder de alguma empresa, ele pode estar em uma situação de conflito de interesse para desenvolver certas atividades.

Por exemplo, o funcionário da empresa está em uma situação de conflito de interesse para escrever uma crítica sobre ela, pois sua relação com a organização afeta seu julgamento imparcial.

Outro exemplo de conflito de interesses é o do gestor que também é acionista da empresa. Ele pode ser levado a tomar decisões de negócios que beneficiam sua condição financeira de acionista, mas não são as decisões ideais para o negócio.

Também podemos falar do conflito de interesses que existe quando o presidente do conselho da empresa tem um relacionamento pessoal com o CEO. O papel do conselho é supervisionar a gestão; a relação entre eles pode impedir que o conselho desempenhe esse papel com rigor.

Stakeholders ou shareholders?

É preciso tomar cuidado com a nomenclatura. Não confunda stakeholders, que são os interessados na empresa, com shareholders, que são os acionistas da empresa. Todo shareholder é um stakeholder; mas nem todo stakeholder é um shareholder.

Teoria do Stakeholder

A Teoria do Stakeholder descreve a composição das organizações como um conjunto de vários grupos com interesses distintos. Esses interesses, quando somados, representam a vontade da organização.

De acordo com essa teoria, as decisões de negócios devem ser tomadas considerando essa vontade coletiva. É claro que, para isso, o gestor da empresa precisa, antes de mais nada, fazer um trabalho de reconhecimento, identificando quem são os stakeholders e quais são os interesses mais fortes de cada grupo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados