Open Nav Logo Mais Retorno

Spin-off

O que é uma spin-off?

É chamado de spin-off um tipo específico de companhia, fundada como uma derivação de outra organização empresarial (em um processo de cisão) ou acadêmica.

Independemente de qual seja a sua origem (isto é, se deriva de outra companhia ou de uma universidade), toda spin-off é comandada por uma empresa-mãe, que detém a maior parte de suas quotas desde a fundação e mantém o controle financeiro e administrativo sobre as suas operações.

Em geral, uma spin-off nasce de uma demanda específica das organizações, como entrar em um novo mercado ou investir em um tipo distinto de tecnologia. Como esse tipo de negócio costuma ser menos oneroso, tanto do ponto de vista econômico quanto da cultura organizacional e da autonomia gerencial, é visto como uma boa opção de diversificação.

Além disso, assim como acontece com as startups, o modelo de negócio da spin-off costuma privilegiar pontos como a repetibilidade e escala, gerando oportunidades de crescimento e rendimento atraentes.

Atualmente, diversos países se dedicam a incentivar o surgimento de spin-offs, especialmente daquelas de origem acadêmica, como uma maneira de promover o desenvolvimento tecnológico da região.


Quais são os tipos de spin-off que existem?

Você já sabe que existe uma forma de se diferenciar uma spin-off, que é através de sua origem. No entanto, existem outras características atrelar a essa categorização que exploraremos ainda.

Para começar, a spin-off pode ser:

Corporativa

É criada no seio de uma outra companhia, chamada empresa-mãe, que se encarrega de fundá-la e imprimir nela a mesma estrutura de processos já utilizado.

Em geral, as atividades iniciais da spin-off corporativa costumam ser realizadas dentro da empresa-mãe, como um dos seus projetos, até ser enfim oficializada e a cisão, realizada.

Um exemplo de spin-off corporativa brasileira é a empresa Smiles. Tendo nascido como um programa de fidelidade da antiga Varig, foi remodelada em 2013 para fornecer o serviço a um público mais amplo, se encarregando do relacionamento com o cliente e da gestão de pontos e milhas (entre outros) de diversas empresas.

Acadêmica

Embora o processo de criação seja muito parecido em ambos os casos, a spin-off acadêmica costuma surgir a partir das próprias pesquisas realizadas nos laboratórios das universidades. A sua criação deriva, então, da necessidade de comercializar os produtos derivados dessas pesquisas.

Em 2004, foi criada no Brasil a Lei de inovação tecnológica (n° 10.973), cujas diretrizes visam incentivar (entre outras coisas) o desenvolvimento das spin-offs acadêmicas brasileiras.

Quais são os benefícios atrelados à criação de uma spin-off?

A criação de uma spin-off deve reverter benefícios a quem a cria, certo?

Afinal, como também é uma empresa, está expostas aos mesmos riscos que as demais, importando em um investimento que demanda considerável acompanhamento.

Entre as maiores vantagens atreladas à criação de uma spin-off estão:

  • O desenvolvimento da mão-de-obra interna: em geral, spin-offs são gerenciadas pelos funcionários competentes da companhia, que ganham a chance de crescer ao assumir cargos maiores dentro da nova organização;
  • A estrutura flexível: spin-offs são constantemente confundidas com startups, justamente por contarem com estruturas internas mais dinâmicas do que as adotadas em companhias comuns;
  • A possibilidade de crescimento futuro: ainda seguindo o ponto anterior, essas organizações tendem a ter modelos de negócio mais escaláveis, que permitem que a mesma cresça em faturamento e alcance, sem necessariamente aumentar os gastos de forma proporcional.

Agregando essas três características, as empresas-mãe já conseguem encontrar bons motivos para destrinchar projetos que não conversam com os demais produtos desenvolvidos pela organização. Dessa forma, uma boa opção de lucro é desenvolvida, sem ameaçar a estrutura própria já definida e bem-sucedida.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão