Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

SNSP

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/06/2020 às 17:32 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é SNSP?

SNSP é a sigla para o Sistema Nacional de Seguros Privados do governo federal. Ele é composto por entidades públicas e privadas, que seguem uma hierarquia de atuação.

Juntas, estas entidades trabalham com a supervisão, fiscalização, regulação e participação na área de seguros privados.

Para que serve o SNSP?

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), um marco no mercado de seguros ocorreu através da Lei n° 3.071 de 1916, quando foi criado um capítulo específico para o “contrato de seguro” na promulgação do Código Civil Brasileiro. Juntamente com o Código Comercial, é que se criaram os princípios fundamentais para o chamado Direito Privado do Seguro.

A primeira empresa de capitalização brasileira iniciou as atividades em 1929, a "Sul América Capitalização S.A". Mais tarde, com a Constituição de 1937, criou-se o Princípio de Nacionalização do Seguro.

O Sistema Nacional de Seguros Privados foi estabelecido anos depois, em 1966, por meio do Decreto-Lei nº73, que foi alterado pela Lei nº 9.656/98 e Lei nº 10.190/2001. A principal função do SNSP é de dar diretrizes para as operações de seguro no Brasil.

O sistema é composto por entidades públicas e privadas que atuam no segmento de seguros:

Além das entidades acima, outras que estão associadas ao mercado de seguros, capitalização e previdência complementar, como a IRB Brasil Resseguros S/A (IRB-Brasil Re) e a Escola Nacional de Seguros.

Hierarquia no sistema

Entre os órgãos que compõem o sistema, segue-se uma hierarquia interna, que se divide entre regulação, supervisão e operação.

Regulador

O CNSP é o órgão máximo do setor de seguros no Brasil, sendo responsável por definir as regras deste mercado. Embora seja o órgão que dita as regras, o CNSP não tem poder de fiscalização.

O conselho é formado pelo ministro da Fazenda, superintendente da Susep e membros da Previdência Social, Ministério da Justiça, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Supervisor

Para fazer valer as diretrizes definidas pelo conselho, a Susep é o órgão que acompanha e fiscaliza a atuação e participação das empresas e profissionais da área, com exceção dos seguros de saúde. É a Susep que autoriza ou não a participação de uma nova entidade no mercado.

Operador

Já o grupo de operadores do SNSP é formado por empresas como:

  • Seguradoras: oferecem indenização ao segurado quando o prejuízo é coberto pela apólice;
  • Resseguradoras: trabalham com seguro de outras seguradoras;
  • Sociedades de capitalização: administram recursos aplicados em títulos de capitalização. Bancos múltiplos também possuem esse tipo de sociedade;
  • Previdência privada aberta: as chamadas Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) oferecem os chamados “seguros de sobrevivência”;
  • Corretora de seguros: são os os responsáveis por fazer a ponte entre os produtos e as empresas. No caso dos corretores autônomos, exige-se aprovação no exame da Escola Nacional de Seguros (ENS).
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados