O que é SNSP?

SNSP é a sigla para o Sistema Nacional de Seguros Privados do governo federal. Ele é composto por entidades públicas e privadas, que seguem uma hierarquia de atuação.

Juntas, estas entidades trabalham com a supervisão, fiscalização, regulação e participação na área de seguros privados.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Para que serve o SNSP?

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), um marco no mercado de seguros ocorreu através da Lei n° 3.071 de 1916, quando foi criado um capítulo específico para o “contrato de seguro” na promulgação do Código Civil Brasileiro. Juntamente com o Código Comercial, é que se criaram os princípios fundamentais para o chamado Direito Privado do Seguro.

A primeira empresa de capitalização brasileira iniciou as atividades em 1929, a "Sul América Capitalização S.A". Mais tarde, com a Constituição de 1937, criou-se o Princípio de Nacionalização do Seguro.

O Sistema Nacional de Seguros Privados foi estabelecido anos depois, em 1966, por meio do Decreto-Lei nº73, que foi alterado pela Lei nº 9.656/98 e Lei nº 10.190/2001. A principal função do SNSP é de dar diretrizes para as operações de seguro no Brasil.

O sistema é composto por entidades públicas e privadas que atuam no segmento de seguros:

Além das entidades acima, outras que estão associadas ao mercado de seguros, capitalização e previdência complementar, como a IRB Brasil Resseguros S/A (IRB-Brasil Re) e a Escola Nacional de Seguros.

Hierarquia no sistema

Entre os órgãos que compõem o sistema, segue-se uma hierarquia interna, que se divide entre regulação, supervisão e operação.

Regulador

O CNSP é o órgão máximo do setor de seguros no Brasil, sendo responsável por definir as regras deste mercado. Embora seja o órgão que dita as regras, o CNSP não tem poder de fiscalização.

O conselho é formado pelo ministro da Fazenda, superintendente da Susep e membros da Previdência Social, Ministério da Justiça, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Supervisor

Para fazer valer as diretrizes definidas pelo conselho, a Susep é o órgão que acompanha e fiscaliza a atuação e participação das empresas e profissionais da área, com exceção dos seguros de saúde. É a Susep que autoriza ou não a participação de uma nova entidade no mercado.

Operador

Já o grupo de operadores do SNSP é formado por empresas como:

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…